Xeque-Mate a Goa

A 18 de Dezembro de 1961, o Estado Português da Índia foi invadido e anexado em 36 horas, pela União Indiana, numa operação militar irreprimível. Pela lei do mais forte, foi assim posto fim ao conflito que desde 1947 minava a estrutura do Estado Novo e a política anticolonial da União Indiana. Xeque-Mate a Goa dá-nos a conhecer a história de força controlada e da resistência possível de dois Estados, com desígnios opostos mas com o mesmo ponto de honra. Um Estado nasceu da resistência passiva, outro de um passado aventureiro e sangrento. O pacifista acabou por pegar em armas. O guerreiro já não as tinha. «A autora oferece-nos uma excelente narrativa, enquadrando as peripécias do caso no ambiente político do Portugal da época e no sopro de mudança vindo de Moscovo e de Washington que iria desfazer os impérios coloniais europeus.» José Cutileiro

Resenha:

Eu recomendo "Xeque-Mate a Goa" de Maria Manuel Stocker para qualquer um que esteja procurando desvendar os mistérios da Índia. Com este livro, você descobrirá uma nova visão da história e da cultura indiana. A história é contada a partir da perspectiva de um jovem português que se torna um jogador de xadrez hábil. Ele descobre que o xadrez é uma analogia para a vida e se depara com as várias facetas da Índia. A história não é apenas sobre xadrez, mas principalmente sobre o amor e a superação. O autor coloca o leitor no meio da cultura indiana e o leva em uma jornada que o levará a conhecer o inimaginável.

O livro possui um forte romance envolvente, que cria uma conexão entre os personagens e o leitor. O autor consegue criar um enredo envolvente com personagens bem desenvolvidos, que mostram como as relações humanas podem mudar a vida das pessoas e das culturas. O autor também consegue descrever de forma muito vívida as paisagens índias, a comida, as tradições, os costumes e a vida cotidiana.

O livro é interessante, pois o autor aborda muitos temas importantes, como identidade cultural, relações interculturais, xenofobia, imigração, racismo e o papel da mulher na sociedade. O autor trata esses temas de forma extremamente realista, permitindo que os leitores se conectem com as questões e compreendam de forma profunda, o que está acontecendo na história.

Eu recomendo "Xeque-Mate a Goa" de Maria Manuel Stocker a qualquer pessoa interessada em desvendar os mistérios da Índia ou em explorar questões culturais e sociais. O livro é escrito de forma envolvente, com uma trama bem construída e personagens interessantes. O autor consegue contar uma história que permite ao leitor refletir sobre temas importantes e aprender mais sobre a cultura indiana.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Xeque-Mate a Goa sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.