Review: "Xamanismo: a palavra que cura"

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Xamanismo: A Palavra que Cura, de Marcel de Lima Santos, é um livro que oferece ao leitor uma compreensão profunda e emocional da prática xamânica moderna. O autor aborda todas as principais áreas desta tradição milenar, começando com uma introdução às crenças e rituais xamânicos, seguida por uma exploração aprofundada das possibilidades de cura e equilíbrio que esta antiga forma de cura oferece.

Este livro se destina a todos, desde leigos à profissionais da saúde, que desejam explorar o xamanismo como ferramenta para a cura e evolução. O autor apresenta uma abordagem simples e direta, com muitas explicações, histórias pessoais e exemplos práticos que ajudam o leitor a entender melhor o assunto. O texto é enriquecido com ilustrações e fotos que ajudam a visualizar a prática xamânica moderna.

Xamanismo: A Palavra que Cura é escrito com grande cuidado, poesia e profundidade. É um livro que fará com que o leitor se sinta guiado e seguro enquanto mergulha nas profundezas desta antiga forma de cura. O autor encoraja os leitores a respeitarem o processo de cura, lembrando que a jornada xamânica é uma jornada de auto-descoberta. Marcel de Lima Santos compartilha com seus leitores a mensagem de que a cura não é uma tarefa fácil, mas que vale a pena.

Recomendo vivamente Xamanismo: A Palavra que Cura a quem estiver interessado em explorar a prática xamânica moderna. É um livro que oferece ao leitor uma compreensão profunda e emocional da tradição xamânica e seu poder na cura. É escrito com grande cuidado, poesia e profundidade, e é ideal para todos que buscam compreender melhor esta antiga e sagrada forma de cura.

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Xamanismo: a palavra que cura situa-se no plano da literatura comparada e nas suas articulações pós-modernas com as teorias pós-coloniais. Na perspectiva do confronto e da interpelação, o trabalho de Marcel de Lima serve-se da noção de conflito, no plano metafórico, para configurar o xamã como um guerreiro. “Ele é a encarnação dos poderes da cura mística; para além do alcance da ciência e da medicina, as quais saram, mas não curam; ele age de acordo com os mandamentos dos espíritos da natureza; ele se dirige ao conhecimento como quem vai à guerra, disposto a derramar seu sangue nos campos de batalha.” O livro anota com precisão três fases distintas da metamorfose ocidentalizante do xamã. Nos dois primeiros séculos da ocidentalização das Américas, ele é tido como figura diabólica. No terceiro século, ganha os contornos de figura exótica, acusado de charlatão. E, finalmente, na modernidade, é acatado como personagem e fermento do discurso etnopoético, que redefine a poesia em termos de especificidades culturais, com ênfase nas tradições outrora chamada de pagãs, tribais, orais etc. Nessa terceira fase, o xamã não é mais tolerado, é respeitado por todos aqueles que se lançam à compreensão das perplexidades da contemporaneidade. Ele é fator de diálogo e é fundamento da etnopoética. Não há como caracterizar de maneira simples e uniforme as práticas xamânicas entre nós. Além de eterno sobrevivente, ou melhor, além de um lutador pela sobrevivência no interior de “sistemas perversos”, o xamã é também, como o deus Proteu, um ator que interpreta vários papéis no correr da história da ocidentalização dos seus povos. O fenômeno do xamanismo tem sido, acima de tudo, um conjunto de práticas em constante transformação, que tem mostrado um grande senso de adaptabilidade em qualquer tipo de encontro multicultural no qual se tenha envolvido.

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