Vydunas, Proibido Pelos Nazistas E Soviéticos

Wilhelm Storost, mais conhecido como Vydūnas, era um Prussiano-Lituano, professor, poeta, humanista, filósofo Lituano, um líder do movimento nacional na Lituânia Menor, e um dos líderes do movimento teosófico na Prússia Oriental. Ele costumava dizer: “Não é uma coisa terrível matar um animal e comer a sua carne?” “Às vezes, os animais podem demonstrar mais consciência do que os seres humanos”. O filósofo e poeta lituano Vydūnas é pouco conhecido no Ocidente, tanto que seus livros normalmente são encontrados apenas em lituano. Por um lado, porque suas obras sempre se voltaram mais para o povo lituano, embora ele, como um pensador humanista, tivesse uma grande capacidade de universalização de suas ideias. Por outro, porque seu trabalho foi proibido pelos nazistas em 1933; e depois pelos socialistas, quando os soviéticos anexaram a pequena Lituânia à URSS, após um pacto feito com os alemães.Leia mais

Resenha:

Vydunas, Proibido Pelos Nazistas E Soviéticos, de Adeilson Nogueira, é um livro fascinante que oferece ao leitor uma visão profunda sobre a história do movimento literário moderno na Lituânia e sua influência na Europa Ocidental. Adeilson Nogueira mostra como Vydunas foi marginalizado e censurado pelos regimes nazista e soviético, e como os seus escritos e ideias ainda têm relevância histórica e cultural até hoje. O livro apresenta a trajetória de Vydunas desde o início da sua carreira literária até a sua morte, além de explicar como as ideias de Vydunas se conectam à história do movimento literário moderno na Lituânia. É evidente que Adeilson Nogueira adicionou muito conhecimento ao seu livro sobre Vydunas, e é por isso que recomendo fortemente que leiam este livro.

O livro traz à tona aprofundadas descrições de muitas obras e ideias de Vydunas, desde a sua filosofia até a sua poesia. Adeilson Nogueira coloca em destaque os temas da personalidade de Vydunas e o contexto histórico que ajudou a influenciar a sua obra. O livro aborda a luta de Vydunas pela liberdade e autonomia da Lituânia, destacando a sua visão profética de uma Lituânia livre, unida e em paz. O autor também explora as circunstâncias pelas quais Vydunas foi proibido pelos regimes nazista e soviético e como a sua obra foi posteriormente recuperada e reconhecida como parte da cultura lituana.

Indiscutivelmente, é um livro com muitos pontos fortes que destacam a vida e a obra de Vydunas. O livro mostra como os escritos e ideais de Vydunas foram importantes para a cultura e literatura da Lituânia, e como as suas influências se estendem ainda hoje. É também uma leitura interessante para aqueles que estão interessados na história moderna da Europa. Com isso em mente, recomendo vivamente que leiam Vydunas, Proibido Pelos Nazistas E Soviéticos, de Adeilson Nogueira, pois a experiência é incrivelmente emocionante.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Vydunas, Proibido Pelos Nazistas E Soviéticos sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.