Vidas Consumistas

Uma criança no auge de seus dez anos começa a sentir os sintomas de uma vidaadulta em contraste com a sua vida de infância. O menino sente uma transição defase e o distanciamento dos pais que, embora no início não deem muito atenção aele, aos poucos vão estreitamento a relação de proximidade e o leva acompreensão de uma vida diferente daquela que até então vivera. O garoto narelação com os pais, sua professora, sua tia, seus colegas e sociedade que viviaaprende novos conceitos da vida, como responsabilidades, prazos, produção,trabalho, individualismo, sustento, preços, mercadorias, concorrências, bens,dinheiro, prazeres, prosperidade, publicidade, propaganda, interesses, lucros,prejuízos, desperdícios, cultura, sociedade, experiências, economia, desejos edemais conceitos muito frequentes da vida adulta. À medida que o meninoamadurecia em sua compreensão via tudo atrelado ao modelo consumista de vida.O garoto passa a conceber a vida em torno do consumo e o romance se divide emquatro consumos principais (capítulos): do tempo, dos preços (bens), da fama(publicidade e propaganda) e o dos recursos naturais (meio ambiente). Entre oviver o presente (infância) e o futuro (fase adulta) ele reclama pela participaçãoincisiva dos pais na fase de sua infância e demais momentos importantes de suavida, inclusive com a ajuda de sua tia. Embora a estória não aponte para umantagonista específico, durante vários momentos a criança vê antagonistas da sua“liberdade” de infância, cuja vida é vista com mais simplicidade.

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro "Vidas Consumistas" de Literaldo Constante. Este livro profundamente perspicaz aborda o assunto de como o nível de consumismo em nossa sociedade afeta nossas vidas.

Constante aborda esse tema utilizando exemplos e estatísticas convincentes. Ele nos convida a refletir sobre o quanto nossas vidas estão realmente influenciadas pela necessidade de nos afirmarmos como indivíduos através do consumo. Ele também nos lembra que a sociedade vive na ilusão de que gastar dinheiro e adquirir bens materiais nos tornará felizes.

O texto de Constante é também profundamente reflexivo, nos motivando a questionar as nossas próprias escolhas e formas de viver. Ele discute as consequências a longo prazo do consumismo excessivo, como um aumento dos gastos com saúde, aumento da dívida pública e privada, e o aumento da desigualdade social.

Além disso, o livro também oferece soluções para ajudar a reverter o problema do consumismo excessivo. Constante nos dá estratégias e soluções práticas para lidar com a tentação de gastar dinheiro desnecessariamente e nos motiva a encontrar um equilíbrio saudável. Ele analisa as formas como os bancos, governos e outras instituições nos incitam a viver em um padrão de consumo irracional.

Livro "Vidas Consumistas" de Literaldo Constante é uma leitura obrigatória para qualquer um interessado em viver de forma consciente e responsável. É cheio de análises profundas e pensamentos perspicazes que farão com que você reflita sobre a sua própria vida, e como ela é afetada pelo consumismo.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Vidas Consumistas sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.