VER PARA QU(Ê)?
Politicar. Esse é o verbo que mais se conjuga nas cidades do interior, embora essa opção verbal nem exista nos dicionários da língua portuguesa. O que importa é que todos têm no sangue uma paixão enorme pela política. Mesmo aqueles que dizem “não quero nem ouvir falar de política” ou “na minha casa não se discute nem política, nem religião, nem futebol” são, na realidade, os que mais fazem a política “por debaixo dos panos”. E nós, mineiros, por natureza, somos experts nesses assuntos. Em qualquer esquina, boteco, banco de praça ou até “batendo uma enxada” na roça, se quiser puxar um assunto mais demorado, é só começar a falar de política. Essa politização do cidadão interiorano é muito mais forte do que do cidadão que mora nas grandes metrópoles. Isso porque as decisões políticas estão muito mais próximas do dia a dia das pessoas e interfere diretamente na vida da comunidade. Infelizmente, contudo, nem todos dão tanta importância a esse fato e escolhem seus políticos por paixão ou influência de amigos e parentes, o famoso voto de “cabresto”. E quando o político toma posse e começa a fazer suas trapalhadas é que o cidadão se arrepende de ter dado seu voto para ele. Aí é tarde demais. Tem de esperar mais quatro anos para corrigir o erro. A intenção deste livro é justamente mostrar a importância da participação consciente do cidadão no cenário político. A visão política de cada um de nós é a mais forte arma que temos para melhorar as condições de vida de nossas comunidades. Nosso principal ator neste cenário é justamente um cego, que consegue enxergar muito mais que toda a população de sua cidade. Isso porque ele tem o privilégio, e não a deficiência, de enxergar com o coração. Conhecer o caráter das pessoas é muito mais importante do que enxergar fisicamente, porque utilizar gestos, roupas e visual externo para convencer e enganar as pessoas é muito fácil. Mas o verdadeiro valor do ser humano está em seu caráter. A este não tem como enganar. No desenrolar desta história, vamos expor os erros mais comuns na política interiorana e suas consequências para o cidadão. Vamos também mostrar que é possível governar com honestidade e competência. Mas isso apenas é possível com o voto consciente de todos os cidadãos. Quem sabe, um dia, chegaremos lá?
Resenha:
Eu recomendo fortemente o livro "VER PARA QU(Ê)?", de João Coelho Perpétuo. É um livro que aborda alguns dos mais importantes assuntos da vida, como amor, perdão, aceitação e compaixão. O autor olha para questões fundamentais da vida e nos faz questionar nossas próprias crenças e ideias. Ele nos ajuda a entender como podemos alcançar uma vida mais saudável, feliz e completa.
O livro tem uma abordagem única e olha para questões como o amor incondicional, a busca pela perfeição, os motivos pelos quais as pessoas ainda se prendem a relacionamentos tóxicos, e a necessidade de nos reconectar com nossas verdadeiras paixões e intenções. Coelho Perpétuo nos lembra que não estamos sozinhos e que todos nós temos uma responsabilidade compartilhada de viver de maneira mais consciente.
É um livro que traz consolo e esperança enquanto nos lembra que a vida é um grande presente. O autor usa uma voz calma e sensível que nos ajuda a entender as nossas próprias experiências, e nos motiva a realizar nossos sonhos. Além disso, Coelho Perpétuo nos instiga a ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado, no qual possamos encontrar o equilíbrio entre o nosso bem-estar emocional, físico e espiritual.
João Coelho Perpétuo nos ajuda a adquirir novos insights, a descobrir o nosso verdadeiro Eu e o nosso propósito de vida. Seu livro oferece uma rica mistura de sentimentos e emoções, e nos leva a repensar alguns dos nossos valores mais profundos. É uma obra que lembra a todos nós que devemos viver cada momento com sabedoria, amor e alegria.
Eu recomendo fortemente o livro "VER PARA QU(Ê)?", de João Coelho Perpétuo, para todos aqueles que estão procurando inspiração, motivação e reflexão. É um livro que nos ajuda a ver a vida em perspectiva e nos faz lembrar que o amor e o perdão são o caminho para o bem-estar.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro VER PARA QU(Ê)? sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.