Venenos de Deus, remédios do Diabo

Bartolomeu Sozinho é um velho mecânico naval moçambicano, aposentado do trabalho, mas não dos sonhos ardentes e dos pesadelos ressentidos que elabora em seu escuro quarto de doente terminal. Ele é atendido em domicílio por Sidónio Rosa, médico português. A narrativa entrelaça a vida de Bartolomeu, de sua rancorosa mulher, Munda, da ausente e quase mitológica Deolinda, filha do casal, do dedicado Doutor “Sidonho”, bem como de Suacelência, o suarento e corrupto administrador de Vila Cacimba, um lugarejo imerso em poeira e cacimbas (neblinas) enganadoras. São vidas feitas de mentiras e ilusões que tornam difícil diferenciar o sonho da realidade. Aparentemente, Sidónio veio de Lisboa para curar a vila de uma epidemia. Mas é o amor pela desaparecida Deolinda, por quem se apaixonara em Lisboa, que impulsiona seus passos mais íntimos. Quando Deolinda voltou para sua terra natal, Sidónio viu-se teleguiado pelo sonho de reencontrá-la. Mas Vila Cacimba não é o lugar do médico, nem poderá ser jamais. “No fundo, o português não era uma pessoa. Ele era uma raça que caminhava, solitária, nos atalhos de uma vila africana”, diz o engenhoso narrador deste belo romance.

Resenha:

Recomendo fortemente a leitura do livro "Venenos de Deus, Remédios do Diabo" de Mia Couto. É um livro incrível, repleto de beleza, magia, poesia e sabedoria. Conta a história de uma cidade africana em luta contra o vírus da malária e o seu protagonista, o Dr. Siba, que tenta encontrar um remédio para a doença. O livro é escrito de maneira muito poética e sensível, nos fazendo compreender melhor a cultura africana e nos mostrando a importância da medicina tradicional para a saúde da população local. A narrativa é repleta de personagens interessantes e cativantes, nos fazendo sentir empatia por eles e entender o drama humano por trás da epidemia. Os autores usam uma linguagem lírica e poética, tornando a leitura muito agradável e facilitando a compreensão dos temas abordados. Em suma, é um livro maravilhoso que recomendo a todos que desejam conhecer melhor a cultura africana e se interessam pela saúde pública.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Venenos de Deus, remédios do Diabo sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.