Review: "UNITY: Design e Desenvolvimento de Jogos"

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Eu recomendo o livro "UNITY: Design e Desenvolvimento de Jogos" de William Pereira Alves. É uma abordagem versátil para aprender a plataforma Unity. O livro explica os conceitos básicos de desenvolvimento de jogos, bem como os conceitos avançados. Ele ajuda a construir uma base sólida em como usar o Unity. O autor explica como criar gráficos 3D, animações, modelos de personagem, ambientes, som, cortes cinematográficos e trilhas sonoras. Ele também explica tudo relacionado ao desenvolvimento de jogos, desde as ferramentas e recursos da Unity até a compilação de um jogo. Além disso, ele explica os conceitos de programação necessários para criar jogos.

O livro é escrito de uma forma simples e direta, com exemplos passo a passo e recursos gráficos para ajudar a ilustrar os conceitos. É diversão, fácil de ler e entender, o que o torna ideal para leitores iniciantes. O autor usa também metaforas e analogias interessantes para facilitar a compreensão.

Todos esses recursos tornam o livro "UNITY: Design e Desenvolvimento de Jogos" de William Pereira Alves uma ótima opção para quem está interessado em aprender a usar a plataforma Unity para desenvolver jogos. Se você está procurando por um guia completo e bem escrito, este livro é uma ótima escolha.

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O Unity é certamente a mais conhecida ferramenta de desenvolvimento de jogos, tanto para consoles de videogames, quanto para computadores e dispositivos móveis (smartphones e tablets). Ele oferece muitos recursos poderosos capazes de gerar resultados finais com qualidade bastante profissional.Esses recursos tornam possível a criação de jogos em 2D (principalmente no estilo plataforma) e 3D, e compreendem geração de efeitos físicos, detecção de colisão, animação por meio de sprites, execução de áudio (efeitos sonoros e músicas), além de suporte à criação de scripts com uso da linguagem C#.
Com uma linguagem bastante didática e simplificada, este livro aborda os principais conceitos necessários à criação de jogos nos dois formatos (2D e 3D).Os capítulos iniciais apresentam um breve histórico dos videogames, os fundamentos de design de jogos e utilização do Blender (software de modelagem e animação 3D), introdução à programação em C# e animação com sprites.
O estudo se desenvolve com a criação de dois projetos de jogos, sendo que o primeiro corresponde a um jogo de nave no estilo plataforma, no qual o leitor aprenderá sobre animação dos objetos gráficos, detecção de colisão, escrita de scripts para posicionamento de objeto/personagem dentro da cena, uso do sistema de partículas e pontuação do jogo.
O segundo projeto é uma versão em formato 3D do primeiro jogo. Nesse projeto, é demonstrado como inserir objetos gráficos criados no Blender e no GIMP (um editor de imagens Open Source muito conhecido). Nele, também é abordado o uso de efeitos físicos que proporcionam mais realismo aos movimentos dos objetos.
Em razão de sua linguagem simples e clara, este livro facilita o entendimento dos assuntos, o que auxilia bastante o aprendizado. De igual modo, os códigos dos scripts em C# foram escritos também tendo em vista a simplicidade, sem deixar de lado a eficiência no processamento durante sua execução.Como forma de fixar os conceitos apresentados pelos capítulos, eles apresentam diversos exercícios finais.
Todos os arquivos de ambos os projetos estão disponíveis para download a partir do site da editora.

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