Review: "Um feminismo decolonial"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendo vivamente o livro "Um Feminismo Decolonial" de Françoise Vergès. O livro é um ensaio que aborda a abordagem decolonial para a emancipação feminina. Ao longo do livro, Vergès destaca as ideias de gênero e feminismo, além de como a educação, cultura e poder afetam essas ideias. Além disso, ela aborda como essas questões são afetadas pela desigualdade e pela colonização. O livro é uma leitura muito interessante sobre um assunto que muitas vezes é ignorado e mal-compreendido.

O livro aborda como a colonização afeta as mulheres de todas as partes do mundo, bem como como elas se esforçam para resistir a este sistema. Vergès destaca os papéis das mulheres negras e indígenas na luta pela libertação, bem como como suas experiências são diferentes das das mulheres brancas. Ela aborda também como a sociedade patriarcal e a cultura colonial tentam sufocar a voz das mulheres em todos os níveis da sociedade.

Ao longo do livro, Vergès se aprofunda em questões como a desigualdade de gênero, a violência contra a mulher, e a relação entre colonização e feminismo. Ela destaca como as mulheres estão lutando para derrubar esse sistema e conseguir a igualdade de direitos e oportunidades com os homens. Vergès também analisa como as mulheres negras e indígenas têm sido excluídas das lutas feministas e como essa exclusão pode ser combatida.

Além das questões teóricas, o livro também oferece alguns exemplos práticos de como as mulheres estão lutando contra o sistema de opressão. Vergès destaca várias iniciativas e organizações feministas pelo mundo que estão trabalhando para garantir a igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres. Ela também aborda outras formas de resistência ao sistema de colonização e patriarcado, como a educação, a cultura e a arte.

Eu recomendo esse livro como leitura obrigatória para todas aquelas que querem entender melhor essas questões. Vergès oferece uma análise profunda e informativa da luta pela emancipação das mulheres. O livro é um verdadeiro farol para aqueles que buscam uma abordagem decolonial para a emancipação feminina.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Um feminismo decolonial sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

Este livro é um convite para se reconectar com o poder utópico do feminismo, com um imaginário capaz de provocar uma transformação drástica da sociedade. Francesa criada na ilha da Reunião, Françoise Vergès lança mão de uma terminologia nova para descortinar a realidade das mulheres “racializadas”, empregadas domésticas e faxineiras provenientes dos países do “Sul global”, que limpam o mundo. Ela reivindica “um feminismo decolonial”, aberto a questionamentos, análises e mudanças, mas radicalmente antirracista, anticapitalista e anti-imperialista.
À diferença do termo “descolonização”, que diz respeito aos processos históricos que sucederam o fim da relação colonial oficial, “decolonial”, um neologismo já consolidado no debate francês, se refere à necessidade de denunciar e tornar visível o que permanece vigente, porém negado, da estrutura colonial nas sociedades pós-coloniais. Assim, um feminismo decolonial, antipatriarcal e anticapitalista, é aquele que leva em conta as consequências da colonização nas relações atuais para repensar o feminismo por dentro, obrigando-o a entrecruzar além de questões de gênero e raça, já bem mapeadas pelo feminismo negro, a variável da desigualdade social ligada ao capitalismo.
A descrição crua e verdadeira de fatos cotidianos atinge em cheio o que Vergès chama de feminismo “civilizatório”, aquele defendido por mulheres “brancas e burguesas” europeias que tipicamente reivindicaram desde os anos 1960 direitos iguais em relação aos homens de sua própria classe, as classes média e alta privilegiada. Para a autora, o feminismo deve ser necessariamente multidimensional, incluindo em sua reflexão raça, sexualidade e classe. A leitura deste texto é uma pancada de lucidez que faz perceptíveis as evidências que nos negamos a ver da opressão normalizada que sofrem milhões de mulheres em todo o mundo.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Um feminismo decolonial.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Um feminismo decolonial.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

Termos Relacionados

  • livro “Um feminismo decolonial” comprar
  • livro “Um feminismo decolonial” gratis
  • livro “Um feminismo decolonial” ler online
  • livro “Um feminismo decolonial” download
  • livro “Um feminismo decolonial” preço
  • livro “Um feminismo decolonial” baixar
  • livro “Um feminismo decolonial” pdf
  • livro “Um feminismo decolonial” sinopse
  • livro “Um feminismo decolonial” resenha
  • livro “Um feminismo decolonial” baixar pdf
  • livro “Um feminismo decolonial” online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Ficção e outros títulos similares à Um feminismo decolonial