
Um erro emocional
Paulo e Beatriz. Um escritor e sua leitora. Tudo começa com uma declaração, uma frase truncada que diz: “cometi um erro emocional”. O diálogo travado a partir dessa confissão insinua, mais do que de fato revela, um mergulho pelas lembranças – sejam as frágeis situações familiares, sejam os fracassados relacionamentos amorosos – que habitam a mente dos personagens. Nas poucas palavras trocadas entre cálices de vinho e goles de chá, sente-se a presença do não dito e daquilo que ficou por dizer.
Aos 42 anos mal vividos, o escritor sonha ter encontrado enfim uma mulher disposta a conduzi-lo. E Beatriz, uma desconhecida, agora tem diante de si o próprio autor que aprendera a amar pelos livros, num misto de admiração, idealização e, sobretudo, falta de intimidade.
Por meio da dicção precisa e arrebatadora de Tezza, somos convidados a assistir à conversa dos personagens de um ponto de vista privilegiado. Movidos pelo desejo, mas paralisados diante do medo, Paulo e Beatriz se tornam cúmplices. Nos intervalos de silêncio, a esgrima dos sentimentos tateia em busca da palavra que redime: “O amor é um sentimento necessariamente povoado de sombras. Ou será a paixão que é sombria?”
Resenha:
Eu gostaria de recomendar o livro "Um erro emocional" de Cristovão Tezza para todos aqueles que procuram um romance que lhes permita refletir sobre as questões de amor e desejo humanos. O livro tem uma narrativa fluida e envolvente que dá vida às histórias e personagens. Ele é tão intenso que até os leitores mais críticos poderão deleitar-se com este.
O livro conta a história de duas pessoas de origens completamente diferentes que se apaixonam. Eles são o alemão Max Lüders e a brasileira Maria. A narrativa examina as diferenças culturais e as barreiras que se levantam quando dois mundos diferentes se encontram. O tema ganha ainda mais relevância a partir da perspectiva pessoal de cada personagem, que tem que superar preconceitos, medos e inseguranças.
Para além dos temas levantados na narrativa, a profundidade com que são abordados também é surpreendente. O autor consegue captar os sentimentos mais íntimos de cada personagem e os coloca à disposição do leitor de forma poética. Os personagens têm vidas tão reais que não é difícil identificar-se com eles.
No geral, "Um erro emocional" é uma obra magnífica que promove a reflexão sobre amor, desejo e as diferenças culturais entre pessoas. A narrativa fluida, a profundidade dos temas e a capacidade de fazer com que o leitor se identifique com as personagens são características que tornam este livro um verdadeiro deleite para aqueles que procuram uma leitura envolvente e profunda.
É apenas uma recomendação, mas acredito que todos que lêem "Um erro emocional" de Cristóvão Tezza não se arrependerão. É uma obra que promete grandes emoções e reflexões que perdurarão muito além da leitura.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Um erro emocional sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.