Tipos de perturbação: Ficções

Tipos de perturbação reúne 57 narrativas breves de uma das mais potentes e originais contistas em atividade, Lydia Davis. São peças literárias de difícil classificação, trafegando na fronteira entre o conto, o ensaio, a poesia e a filosofia. Há narrativas relativamente longas, como “A sra. D. e suas empregadas”, um detalhado relatório das domésticas que passaram pela casa de uma escritora de classe média, cada qual com suas características, seus problemas, seus motivos para sair do emprego. Ou como “Helen e Vi: um estudo sobre saúde e vitalidade”, simulacro de ensaio comparativo da trajetória de duas senhoras idosas. Nos interstícios desses textos em tom formal, quase protocolar, revelam-se por vezes dramas pessoais profundos e fraturas sociais mal disfarçadas. Em contraste com esses relatos longos, proliferam os textos brevíssimos, não raro de um único parágrafo. Alguns se assemelham a sutis epigramas, outros a agudos aforismos. Em todos os casos, o elemento comum, além da maestria técnica da autora, é o desejo de colher os personagens em suas íntimas inseguranças e em seus desajustes com o meio circundante – os “tipos de perturbação” que dão título a um dos contos e ao livro. Nesse processo rigoroso de desvelamento, surge com mágica nitidez o absurdo da vida cotidiana, a falácia das tentativas lógicas de dar conta da complexidade do mundo humano. Nesse sentido, uma das matrizes mais visíveis da ficção de Lydia Davis é Franz Kafka, não por acaso personagem principal de um dos contos mais perturbadores e divertidos do volume. “Poucos autores em atividade conseguem fazer as palavras na página terem mais valor. ” – Jonathan Franzen

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro "Tipos de perturbação: Ficções" de Lydia Davis. Em seu livro, Davis explora a natureza humana, abordando questões difíceis e profundas através de narrativas curtas e envolventes. Cada narrativa é única em sua própria maneira, e quando todas são lidas em conjunto, elas formam um retrato muito mais complexo do que o que uma narrativa individual conseguiria. É preciso leitura cuidadosa para desvendar os significados subjacentes e temas presentes nas narrativas, e é nesse nível de profundidade onde a verdadeira beleza deste livro reside.

Os personagens contidos nas histórias são extremamente humanos, e permitem que os leitores se relacionem com eles. De fato, a maneira como Davis constrói esses personagens é tão convincente que você começa a se sentir como se estivesse dentro de suas mentes e seus corações. Ela nos leva em suas viagens emocionais e nos dá a oportunidade de nos conectar com suas experiências.

Além de seus personagens, Davis também mostra um profundo conhecimento de diversas abordagens literárias. Em seu livro, ela usa narrativas longas, curtas, fragmentadas e até mesmo poesia. As palavras são usadas de maneiras inovadoras para criar imagens vívidas e expressar as emoções dos personagens.

Para resumir, o livro "Tipos de perturbação: Ficções" de Lydia Davis é um livro incrível que todos deveriam ler. Ele explorará sua compreensão da humanidade e ficção, e dará a você a chance de se conectar com personagens profundamente humanos e com suas experiências. A maneira como Davis usa as palavras para contar seus contos é verdadeiramente única, e é isso que torna este livro tão interessante. Eu recomendo fortemente que você leia este livro.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Tipos de perturbação: Ficções sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.