Teoria e formação do historiador
Resenha:
Eu recomendo o livro "Teoria e Formação do Historiador", de José D'Assunção Barros, para qualquer interessado em História. É um trabalho profundamente bem pensado e abrangente, que aborda de maneira minuciosa as questões ligadas à construção do conhecimento histórico. Desde a fundamentação teórica da disciplina, passando pelo olhar crítico das fontes históricas, os procedimentos metodológicos e as abordagens epistemológicas, até a difusão social da História.
O livro trata também da complexa relação entre História e ideologia, aliando a reflexão teórica à análise de casos concretos. O autor propõe caminhos para superar o dilema entre o interesse público e o interesse científico no momento de se contar a história, assim como para encontrar o equilíbrio entre o compromisso com o passado e o compromisso com o futuro.
A leitura do livro não se restringe a estudiosos da disciplina. É também bela e dinâmica, com muitos exemplos e ilustrações que ajudam a tornar o conteúdo muito mais interessante e acessível. É, portanto, um grande trabalho de divulgação científica que tem como objetivo tornar a História acessível a todos.
Indicado tanto para quem já é apaixonado pela disciplina como para quem adora ouvir histórias, o livro "Teoria e Formação do Historiador" é uma leitura obrigatória para todos aqueles que querem conhecer melhor a ciência da história e descobrir como ela se aplica ao nosso presente e ao nosso futuro. Além disso, o autor apresenta soluções para as questões mais atuais que enfrentamos no mundo inteiro. Cada capítulo do livro é uma descoberta e uma visão fascinante de um dos campos mais ricos e profundos da ciência.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Teoria e formação do historiador sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.