Sunset Park

Desde 2006, 27 de fevereiro é o “Paul Auster Day” no Brooklyn, em Nova York. Sunset Park, o mais recente romance do autor de Leviatã, vem a ser, senão uma celebração, um passeio afetivo desse quase nova-iorquino pela sua vizinhança.Sunset Park é um bairro de imigrantes no Brooklyn, onde quatro jovens beirando os trinta anos decidem encarar a aventura de ocupar ilegalmente um imóvel vazio. Os quatro, embora sem condições de pagar nem mesmo os baixos aluguéis da região, têm um background de classe média, são instruídos e nutrem veleidades artísticas e intelectuais.Entre eles está Miles Heller, que encontra no amor pela adolescente Pilar o primeiro impulso para pôr um ponto final nos anos de isolamento que se seguiram a um trágico acidente pelo qual, desde a adolescência, se sente culpado.Mas enquanto Miles quer juntar os pedaços e reabrir os olhos para o futuro, tudo à sua volta está coberto pela melancolia e o abandono; a crise americana de 2008 – quando o crédito imobiliário entra em colapso – é um dos pontos centrais desse romance, que fala sobre casas esvaziadas e ocupadas, desfeitas e refeitas.Ainda assim, se as coisas obsoletas falam de morte, em Sunset Park uma multiplicação erótica de corpos humanos embebe tudo das potências de vida.

Resenha:

Eu recomendo que todos leiam "Sunset Park", do autor Paul Auster. É uma obra complexa e bem escrita que nos mostra a vida de um grupo de personagens interligadas de Nova York em meados dos anos 90. Acompanhamos o drama de todos eles, desde o jovem Miles Heller, que deixa tudo para trás e desaparece por algum tempo, até o casal de meia-idade, Walter e Alice, que estão passando por suas próprias crises.

O livro nos apresenta uma cidade cheia de possibilidades e da beleza dos subúrbios, além de nos mostrar como as vidas desses personagens se entrelaçam. Auster mostra também como essas vidas estão intimamente ligadas à história e à cultura americanas. A narrativa é fluida e consegue nos capturar desde o início, numa viagem às profundezas de si mesmo e de nossas sociedades.

Sunset Park retrata com sensibilidade o que significa ser jovem nos dias atuais, mostrando a vida de Miles e dos seus amigos, e que coisas simples podem nos mostrar o mundo como ele é.

Eu recomendo "Sunset Park" para quem busca uma narrativa repleta de emoções, e que mostra o humano em todas as suas facetas. É uma obra que nos mostra como a nossa vida pode ser afetada por nossas escolhas e pela história que nos antecede. Auster cria personagens bem detalhados e aprofundados, e nos mostra como a vida pode ser complexa e bela ao mesmo tempo.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Sunset Park sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.