Stalingrado

Uma preciosidade histórica de Antony Beevor. O livro narra a batalhaépica ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial entre russos e alemães. Em agosto de 1942, as tropas de Hitler avançaram sobre Stalingrado e levantaram um cerco que duraria mais de um ano. O nome da batalha é uma referência ao ditador e então líder soviético, Stalin. A cidade, às margens do rio Volga, era ao mesmo tempo um alvo moral e estratégico e, mais grave, Stalingrado era a porta para vários poços de petróleo ambicionados por Hitler. Antony Beevor entrevistou vários sobreviventes da batalha e descobriu novos e importantes documentos nos arquivos alemães e soviéticos, abertos após a queda do muro de Berlim.

Resenha:

Eu recomendo o livro "Stalingrado" de Antony Beevor para aqueles que estão interessados em uma visão detalhada e realista da história da Segunda Guerra Mundial. Beevor mergulha no cerne da mais famosa batalha da guerra, onde a União Soviética saiu vitoriosa, mas custou a ela a vida de milhões de soldados e civis. Ele traz um enfoque meticuloso sobre o impacto devastador da guerra para as populações civis, que vieram a sofrer além de qualquer possibilidade de compreensão humana. O autor também fornece uma perspectiva única de como a guerra afetou as vidas de soldados e oficiais das duas partes, bem como as atitudes e motivações de seus líderes.

Os leitores também vão descobrir muitas informações fascinantes sobre os efeitos desastrosos da guerra na saúde mental dos soldados e os pressupostos equivocados de seus líderes. Como o autor descreve, o exército alemão não tinha a compreensão adequada dos desafios econômicos, logísticos e táticos enfrentados pela União Soviética e de como eles contribuíram para o seu sucesso final.

Este livro é especialmente importante para que as novas gerações entendam o fato de que a guerra é um negócio cruel que afeta toda a população, e não apenas os soldados. Beevor fornece um relato profundamente humano, com ênfase surpreendente sobre as pessoas comuns que foram forçadas a lidar com a brutalidade da guerra, a fome e a doença.

O livro é escrito com uma narrativa fluida que permite ao leitor mergulhar profundamente na história e ser testemunha dos eventos que desencadearam esse conflito brutal. Os leitores também vão encontrar em Stalingrado um trabalho profundamente documentado. Ao longo de suas mais de 500 páginas, Beevor oferece uma variedade de fontes, incluindo depoimentos de veteranos, correspondência privada e documentos oficiais.

Em suma, Stalingrado é uma leitura obrigatória para aqueles interessados ​​na história da Segunda Guerra Mundial. Oferece ao leitor uma visão detalhada e realista da guerra, bem como um enfoque humano sobre seu impacto na vida das pessoas. É um trabalho meticulosamente documentado que servirá como um ótimo recurso para aqueles interessados ​​em saber mais sobre esse importante evento histórico.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Stalingrado sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.