
Sete domingos por semana
A primeira parte do livro, que contém, entre outros, os premiados contos “O último adeus a Kafka”, “Alevinos” e “Canivetes”, parece nos apresentar textos que estão fortemente ligados a experiências pessoais do autor, recriadas pela linguagem poética e ao mesmo tempo atual com que ele constrói os seus textos.
Na segunda parte do livro, o foco de interesse do autor está na construção de personagens e situações às vezes dramáticas, às vezes críticas, às vezes engraçadas, ou mesmo tudo isso junto, estabelecidas ocasionalmente sem a necessidade de um narrador, como acontece no conto “A serra de santo André”.
A familiaridade do autor com as técnicas literárias contemporâneas, que prezam por uma maior liberdade criativa, permite-lhe construir narrativas que parecem flertar de perto com gêneros como o poema em prosa, o relato pessoal e a crônica.Indo na contramão das narrativas épicas, com enredos que vão desde uma interessante analogia em que o narrador se sente Deus diante de alguns peixinhos (“Alevinos”) a uma personagem feminina consumida pelos ciúmes e pela dúvida sobre uma mecha de cabelo que seu namorado guarda numa caixinha de vidro (“Caso da mecha”) e até um excêntrico professor que, ao se manifestar veementemente contra a poesia em suas aulas, faz seus alunos se aproximarem dela pouco a pouco (“O professor Nicanor”), Aliedson Lima reflete sobre a condição humana a partir das pequenezas cotidianas, e com elas dialoga filosoficamente, fazendo-nos um saboroso convite à poesia, ao humor e ao desencanto.
– Ricardo Santos (professor e escritor)
Resenha:
Eu recomendo o livro "Sete domingos por semana" de Aliedson Lima para qualquer um que deseja ter insights sobre a vida e as relações entre as pessoas. É um livro inteligente, bem escrito e com uma narrativa forte e fluida. É dividido em sete contos, cada um retratando um dia da semana e, consequentemente, a sua vida. Esta abordagem é interessante, pois nos dá a oportunidade de conhecer a vida de outras pessoas, além de nos permitir refletir sobre nossas escolhas. Além disso, o autor tem o talento de tecer ações que refletem nossos desejos mais profundos e sentimentos, às vezes intensos e profundos. Cada personagem é interpretado com uma profundidade que nos permite compreender as escolhas que cada um faz.
Os contos são muito envolventes e têm um estilo único de escrita. A narrativa, além de muito envolvente, é cheia de humor e ironia. Além disso, o livro conta com personagens bem desenvolvidas e interpretadas com realismo. É interessante notar como cada personagem, mesmo que com suas falhas, luta para ser feliz.
Eu recomendo esse livro porque, além de ser divertido e envolvente, oferece lições importantes sobre a vida e as relações entre as pessoas. Cada conto é único, mas todos se unem para formar uma narrativa impactante. É um livro para quem gosta de se identificar com os personagens e para quem está à procura de lições de vida. Se você tem interesse em ler um livro sobre relacionamentos humanos, "Sete domingos por semana" é uma ótima opção.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Sete domingos por semana sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.