Review: "Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendo o livro "Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia" de Marilda Fátima Dias. Este livro é uma contribuição importante para aqueles que estudam a interação e a articulação entre o que é considerado como cidadania brasileira, em contraste com o cidadão boliviano. Além disso, oferece uma visão interessante das várias formas como os alunos bolivianos lidam com questões de fronteira, história e identidade. O livro também contém uma abundância de pesquisas sobre educação, cultura e identidade, que fornecem uma compreensão mais profunda da natureza social e política da fronteira brasil-boliviana.

Em particular, as discussões sobre a fronteira entre os dois países são profundas e ricas em detalhes. O livro também destaca o papel dos alunos bolivianos e seu envolvimento na definição da identidade cidadã, bem como na formulação de estratégias para enfrentar desafios de fronteira. Além disso, o livro aborda questões importantes como a desigualdade, a exclusão e as políticas de fronteira, que podem ser particularmente interessantes para aqueles que estão estudando esses temas.

Finalmente, este livro é uma leitura obrigatória para aqueles interessados em entender melhor os desafios e oportunidades enfrentados pela população de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. É um trabalho importante e inovador, que oferece uma contribuição valiosa para a compreensão de questões mais amplas relacionadas à cidadania, identidade e direitos humanos.

Eu recomendo fortemente "Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia" de Marilda Fátima Dias para aqueles interessados em obter uma compreensão mais profunda da fronteira entre os dois países, bem como dos desafios e oportunidades enfrentados por seus habitantes.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

Esta obra resulta de uma pesquisa desenvolvida durante o doutoramento em Linguística, na Unicamp/SP, em convênio com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Capes, e reflete uma inserção investigativa de cunho linguístico-histórico-social, na área fronteiriça entre Cáceres (Brasil) e San Mathias (Bolívia), particularmente nas unidades escolares brasileiras, enquanto laboratório de língua brasileira e boliviana, para mostrar como o ensino da língua portuguesa em contato com a língua espanhola interfere no exercício da cidadania do aluno boliviano e reflete nos textos que produz.A pesquisa teve início nas regiões fronteiriças Brasil/Bolívia, com um mergulho nas profundezas das fronteiras não só físicas, como também sócio-histórico-culturais, desvendando o modo como os povos estabelecidos nas linhas fronteiriças se interligam linguística, cultural e economicamente.Na região fronteiriça entre Mato Grosso e San Matias, lócus da pesquisa, muitas etnias indígenas, comumente chamadas de povo chiquitano, vivem um paradoxo linguístico: empregar a língua portuguesa do Brasil na escola e a língua espanhola no convívio do lar (entre outras línguas, principalmente o aimará, o quéchua e o tupi-guarani), cujos traços morfossintáticos e semânticos são evidenciados na escrita dos alunos dessa região.Tratando de questões complexas, a autora, ao analisar os argumentos dos alunos bolivianos, pró e contra, em relação às condições vivenciadas na fronteira Cáceres (Brasil) e San Mathias (Bolívia), observa que esses alunos têm o país vizinho como imaginário de um lugar ideal para a realização de seus sonhos, sem descartar, no entanto, o retorno à Bolívia, país pelo qual são reconhecidos pela nacionalidade e, por que não dizer, pelos vestígios das origens, da língua-mãe, da história e da cultura, ainda presentes no dia a dia.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

Termos Relacionados

  • livro “Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia” comprar
  • livro “Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia” gratis
  • livro “Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia” ler online
  • livro “Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia” download
  • livro “Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia” preço
  • livro “Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia” baixar
  • livro “Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia” pdf
  • livro “Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia” sinopse
  • livro “Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia” resenha
  • livro “Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia” baixar pdf
  • livro “Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia” online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Ciências Sociais e outros títulos similares à Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia