Senhora dona do baile

Relato dos anos de exílio que Zélia Gattai e Jorge Amado passaram na Europa, Senhora dona do baile nos oferece, sob o disfarce da inocência, um vigoroso retrato do pós-guerra. A Guerra Fria racha o mundo ao meio, transformando as diferenças intelectuais e políticas em graves inimizades. São anos tensos, que Zélia fisga com agilidade incomum. Publicado originalmente em 1984, o livro tem início em 1948, quando Zélia e João Jorge, então com quatro meses, embarcam rumo à Europa para se juntar a Jorge Amado, obrigado a fugir às pressas do Brasil depois de ter seu mandato de deputado federal cassado.Zélia adota, aqui, o papel que mais lhe agrada: o de discreta, mas meticulosa, observadora do real. Autêntica repórter, não deixa escapar nada: a dolorosa travessia do Atlântico, a saudade imensa do lar, as precárias viagens de avião em meio a rigorosas nevascas, a destruição da Europa do Leste, os congressos e compromissos de Jorge, e a convivência com personalidades como Picasso, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Marc Chagall e muitos outros.Comovente é o modo como Zélia também privilegia as pequenas experiências e surpresas do dia a dia. Sua alma esquerdista não exclui nem mesmo a desconfiança em relação à seriedade excessiva e ao dogmatismo. Está sempre pronta para rir de si e desconfiar das próprias crenças. Com sua voz altiva e singular e sem medo de ser ofuscada pela presença do marido, Zélia narra o cotidiano do casal na Europa em histórias engraçadas e tocantes, neste livro que é considerado um dos mais importantes de sua carreira.

Resenha:

Eu recomendo a todos o livro "Senhora Dona do Baile" de Zélia Gattai. É uma obra maravilhosa, que conta a história de uma mulher brasileira pioneira em meio aos grandes desafios que ela enfrentou na vida. A protagonista enfrentou dificuldades financeiras e sociais, mas conseguiu superar todas elas e criar seu lugar no mundo. Esta é uma história de superação e perseverança, que nos ensina que, com determinação e coragem, é possível vencer os obstáculos da vida e alcançar o sucesso.

O livro nos mostra como é importante acreditar em nós mesmos para alcançar nossos objetivos, e a força de vontade necessária para confrontar os desafios impostos pela vida. A narrativa contada de uma forma poética e envolvente nos transporta para dentro da história, nos fazendo imaginar como era a vida naquela época. Além disso, o livro enfatiza os valores familiares e a importância de lutarmos por aquilo que acreditamos, o que é muito inspirador.

É um livro que pode ser lido por todas as idades. A leitura é muito agradável, pois a escrita da Zélia Gattai é fluida, cheia de vida e descrições detalhadas. Os personagens principais são muito cativantes e a história é muito bem contada. O livro também possui questões relevantes para nossa realidade atual, o que o torna ainda mais interessante.

Com certeza é uma leitura obrigatória para aqueles que querem conhecer mais sobre a história do Brasil. Os ensinamentos contidos nesse livro são muito importantes e úteis para qualquer pessoa, pois nos mostram que somos capazes de superar as adversidades e realizar nossos sonhos. Portanto, eu recomendo "Senhora Dona do Baile" de Zélia Gattai como uma leitura obrigatória.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Senhora dona do baile sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.