Seara Vermelha

Em seu grande épico da condição sertaneja, Jorge Amado narra a saga de uma família de lavradores pobres expulsos de suas terras. O cangaço, o misticismo e os embates políticos pontuam a penosa e acidentada trajetória desses indivíduos, configurando um vívido painel do Brasil. Posfácio de Nelson Pereira dos Santos.Escrito em 1946, quando Jorge Amado era deputado federal pelo Partido Comunista, Seara vermelha narra a luta dos sertanejos do Nordeste contra a fome e pela dignidade humana. Na primeira parte o romance descreve a penosa retirada rumo ao sul de uma família de lavradores pobres, expulsos da roça pelo novo latifundiário da região. Na caminhada pela inóspita caatinga, comandados pelo patriarca Jerônimo, vários vão ficando pelo caminho: uns morrem de fome, outros de doença; a irmã de Jerônimo junta-se aos seguidores de um profeta do apocalipse, o jovem Agostinho e sua prima ficam numa fazenda para trabalhar e casar, outra se prostitui. Poucos concluem a longa jornada até as terras míticas de São Paulo. Na segunda metade do livro, conta-se a história dos três filhos de Jerônimo que saíram de casa antes mesmo do grande êxodo: Jão vira soldado de polícia, José se torna o temido cangaceiro Zé Trevoada, e Juvêncio engaja-se na luta revolucionária. A ação se desloca do sertão nordestino aos confins da selva amazônica, do Mato Grosso ao Rio de Janeiro e São Paulo. Acontecimentos cruciais da história do país, como a Revolução Constitucionalista de 32 e sobretudo o Levante Comunista de 35, sem falar do cangaço e das revoltas místicas, são retratados de modo vivo e pulsante neste romance de amplo fôlego, que é também uma narrativa de extrema e dolorosa atualidade.Este e-book não contém as imagens presentes na edição impressa.

Resenha:

Seara Vermelha, de Jorge Amado, é um livro que recomendo com grande entusiasmo. Seu conto encantador se passa na cidade de Sergipe, onde conhecemos vários personagens únicos, incluindo a protagonista, a jovem Cirandeira. A narrativa acompanha o crescimento de Cirandeira como pessoa e como artesã, além de seu amor desenvolvido pelo belo Cícero, com quem terá momentos de alegria, tristeza e esperança. A trama desenrola-se em cenários ricos em cor e sentimento, numa jornada que nos ensina a valorizar a vida e a compreender as diferenças.

O livro também aborda alguns temas importantes, como a desigualdade social e a importância da cultura para preservar a história de um povo. As descrições e as cenas retratadas na obra permitem que o leitor se sinta imerso no universo de Jorge Amado. Além disso, a sua interpretação profunda dos personagens e dos locais que visitamos nos faz sentir como se estivéssemos lá, junto a eles.

O que mais me encanta em Seara Vermelha é o modo como o autor nos faz sentir o amor de Cirandeira em cada passo que ela dá. É perceptível o cuidado e o carinho dedicados ao personagem, criando uma relação real entre o leitor e ela. Ao longo desta jornada, vivenciamos momentos encantadores e nos identificamos com a vontade da protagonista de lutar por aquilo que deseja.

Em suma, Seara Vermelha de Jorge Amado é uma história maravilhosa e encantadora, com personagens fortes e cheios de vida. É uma obra que nos faz refletir e nos transporta para um mundo diversificado e cheio de sentimentos. Se você procura por uma aventura profunda e cativante, recomendo fortemente que leia este livro.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Seara Vermelha sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.