
Ronda da noite
Reabrindo feridas que os franceses se esforçavam por ocultar, Patrick Modiano ousou trazer para o primeiro plano do debate intelectual o polêmico período da Ocupação. Mas ele não o fez com espírito revanchista nem punitivo, incorporando ao contrário, conforme assinalou um crítico, “os tormentos de uma sociedade, de um país, e misturando-os aos seus”. Ao se debruçar sobre o passado, como quem se debruça sobre um precipício com sua prosa límpida e irretocável, Modiano procura apenas entender, destacando-se por uma invulgar capacidade de perdoar e amar.
Autor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2014 e do Grande Prêmio de Romance da Academia Francesa (1972) pelo livro Les Boulevards de ceinture.
Resenha:
Eu recomendo fortemente o livro "Ronda da Noite" de Patrick Modiano. É o típico livro que se lê em uma noite, mas é tão precioso e profundo que você estará pensando nele muito tempo depois. É uma leitura única e profunda que nos deixa com um sentimento de vazio, mas ao mesmo tempo de completude. O tema principal é a memória e as lembranças que ela traz. O livro trata de um homem que está tentando desesperadamente entender sua vida e as memórias que ele tem do passado. O livro é contado em várias camadas, e somos convidados a vasculhar as nuances de sua memória. Cada camada traz lembranças ainda mais profundas e detalhadas. Ele usa uma mistura de prosa e poesia para contar a história. A escrita é muito envolvente e poética, o que torna a leitura mais intensa e profunda. É um livro que me deixa muito satisfeito no final. É um livro que eu recomendo para todos aqueles que querem ler algo com uma boa história, mas também que tenha significado. Sem dúvida, é um dos melhores livros que já li.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Ronda da noite sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.