Respeito E Jornalismo
“Como água fresca para a alma cansada, tais são as boas novas vindas da terra distante.” (Provérbios 25:25) O jornalismo tem tomado lugar entre as grandes profissões. Sua influência é universalmente reconhecida. Tornou-se uma necessidade da vida moderna e do progresso. Seu desenvolvimento é uma das maravilhas da nossa era. Ele permeia toda a civilização e faz uma impressão constante sobre o pensamento humano. Esse interesse pelos eventos, essa curiosidade pelas coisas, que é a fonte da paixão por notícias, é, de fato, o fundamento da civilização e do progresso humano. No entanto, o jornalismo só agora está começando a perceber dentro de si que não é uma mera agremiação de indivíduos que buscam uma vocação, mas uma entidade, cujos direitos devem ser resguardados, cuja integridade deve ser mantida, e cuja responsabilidade deve ser reconhecida. Esta realização naturalmente leva a uma consideração mais ampla do jornalismo como um todo, para pensá-lo como profissão, ter interesse e deveres coletivos, distintos do jornalismo como uma vocação individual, e daí vem um esforço crescente para chegar a um entendimento comum do que ele realmente é, quais são os padrões pelos quais deve ser regido, quais são as suas obrigações em relação ao público, quais são seus objetivos e ideais. Para a realização completa do jornalismo consciencioso parece ser essencial que uma base seja lançada sobre princípios elementares definitivamente declarados. Não há agência humana que está em constante, íntimo e sistemático contato com o público como o jornalismo. Sua influência, seja profunda ou superficial, seja boa ou ruim, é universal, permeando todas as avenidas da vida. Sua conduta é uma questão de interesse público, e o que jornalismo pensa em si mesmo, os padrões pelos quais ele se orienta e pelos quais deseja ser julgado, sua percepção de suas responsabilidades para com o público, seus objetivos e ideais, devem ser assunto de interesse geral. Há necessidade de um melhor entendimento público das dificuldades que o jornalismo encontra no exercício de sua função e na realização de seus ideais. Há uma necessidade de uma melhor compreensão dos princípios que orientam a sua melhor expressão, uma melhor compreensão de suas aspirações, e uma melhor compreensão da devoção ao serviço público demonstrada por dezenas de milhares de jornalistas que vivem e morrem desconhecidos.
Resenha:
A obra “Respeito e Jornalismo” de Adeilson Nogueira é uma leitura obrigatória para todo profissional da área de comunicação. Com uma abordagem diferenciada, o autor nos mostra a importância de se ter humildade e respeito como princípios básicos no exercício do jornalismo. Nogueira, que é jornalista com décadas de experiência, conta como esses princípios se aplicam ao trabalho de comunicação, desde os primeiros passos de um jornalista até a criação de uma peça de jornalismo.
O autor também aborda a responsabilidade social do jornalista e a necessidade de se ter a consciência de que, ao relatar ou contar uma história, o profissional está influenciando o mundo que o cerca. Além de tratar de questões como ética, parcialidade, responsabilização e ética, Nogueira explica a importância de se ter uma visão crítica diante dos fatos que são veiculados.
Respeito e Jornalismo é um livro que não só ensina sobre os princípios da boa comunicação, mas também nos convida a pensar sobre nossa forma de trabalhar e se posicionar diante de determinadas situações. Para quem pretende seguir carreira na área de comunicação, ler a obra é essencial para entender os princípios básicos da profissão.
Portanto, eu recomendo que todos os profissionais que atuam na área de comunicação leiam "Respeito e Jornalismo", de Adeilson Nogueira, pois é uma ótima forma de se entender o que realmente é ser um jornalista e o que é necessário para se exercitar a profissão de forma ética e responsável.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Respeito E Jornalismo sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.