René Guénon – O Rei do Mundo

A perda da condição divina que conduziu o Homem ao estado de afastamento com Deus, é uma ideia perene nas diversas mitologias e tradições religiosas da história. Contudo, são as mesmas tradições que aferem que esse Paradhesa, Pardes ou vulgarmente conhecido como Paraíso Terreal, não existindo no espaço, não está totalmente perdido no tempo, nem para a Humanidade. O conhecimento sagrado afere que existe numa outra dimensão que não sendo perceptível ao mais imediato dos sentidos, é possível de ser encontrado no amago oculto da Eternidade. Desde a Shamballa das tradições transhimalias, o Amenti no Antigo Egipto , o Devakan na Índia, os Campos Elísios na Grécia , ou o Reino do Preste João no ocidente cristão, expressam uma realidade subterrânea como veículo espiritual de religação ao Centro Supremo do Mundo.
René Guénon, a par de Saint-Yves d’Alvedre e Ossendovsky, detalha com a sua erudição e escrutínio característico a Tradição do Rei do Mundo (ou Tradição Primordial), conhecida sob a designação de Melquisedeque e análoga à Agharta oriental, nas suas funções de Autoridade Espiritual e Poder Temporal, expressas na Terra como manifestação real de Deus, através dos “intermediários celestes”, Shekinah e Metraton; a sua relação com o simbolismo dos Três Reis Magos, de Cristo e do Santo Graal na recuperação da Morada da Imortalidade; mostra a proximidade desta Tradição Primordial com a Atlântida e constata-a em determinados episódios bíblicos e nas diversas mitologias da antiguidade e detalha como os vários centros espirituais existentes ao longo da história foram sempre expressões secundárias de um Centro Espiritual Maior ou Omphalos do Mundo como meio subsistente e de resguardo da luz divina no actual período de obscurecimento espiritual da Humanidade, a Kali-Yuga.

Resenha:

O livro "René Guénon – O Rei do Mundo" de René Guénon é um excelente livro para quem deseja conhecer mais sobre o pensamento de Guénon. O livro trata de diversos assuntos desde questões religiosas e místicas até às questões políticas e sociais. Como tal, pode servir tanto como uma introdução para aqueles que não estão familiarizados com o pensamento de Guénon, como para aqueles que já conhecem a sua obra.

O livro começa com um esboço da biografia de Guénon, para seguir com uma análise de algumas de suas obras mais conhecidas, como por exemplo, "A Crise do Mundo Moderno". A partir daí, o livro passa a tratar com mais profundidade sobre o pensamento de Guénon, abordando questões como o papel da tradição, o objetivo da iniciação, a compreensão das religiões, e muito mais.

O livro é bem-escrito e abrangente. Os capítulos são organizados de maneira lógica e contêm muitas citações das obras de Guénon. O livro tem também alguns gráficos e diagramas que ajudam a esclarecer alguns dos conceitos mais complexos. É também um livro bastante acessível, apesar de abordar assuntos bastante profundos.

Em suma, recomendo vivamente o livro "René Guénon – O Rei do Mundo" de René Guénon para aqueles que desejam conhecer melhor o pensamento de Guénon. É um ótimo livro para quem deseja se aprofundar na filosofia de Guénon, mas também adequado para quem está começando a se interessar por sua obra. Além disso, o livro é bem-escrito e muito acessível, mesmo que aborde assuntos bastante profundos.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro René Guénon – O Rei do Mundo sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.