Review: "“Quando você convive muito com a morte, você se acostuma com ela”: os karai kuera e suas violências contra os Avá-Guarani da bacia do rio Piquiri (PR)"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendo o livro “Quando você convive muito com a morte, você se acostuma com ela”: os karai kuera e suas violências contra os Avá-Guarani da bacia do rio Piquiri (PR)” escrito por Alexsander B. Carvalho Sousa. Este livro descreve a história dos Avá-Guarani que vivem na bacia do Rio Piquiri, no Paraná, e seus conflitos com os invasores karai kurá. Ele discute temas como a destruição de florestas, a desigualdade racial, a violência contra os povos indígenas e as consequências desses conflitos. O livro também aborda a luta dos Avá-Guarani para preservar sua cultura, meio ambiente e território. O autor usa evidências históricas e fontes primárias, entrevistas com líderes indígenas e fontes secundárias para contar a história de um dos povos indígenas mais antigos do Brasil. Ele também usa a narrativa para enfatizar os conflitos e a luta dos Avá-Guarani. O livro é bem escrito, informativo e interessante. Ele conta a história dos Avá-Guarani com empatia e compreensão e é uma excelente fonte de informação sobre o assunto. Recomendo o livro a todos aqueles que querem conhecer mais sobre a história e as lutas dos povos indígenas do Brasil.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro “Quando você convive muito com a morte, você se acostuma com ela”: os karai kuera e suas violências contra os Avá-Guarani da bacia do rio Piquiri (PR) sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

O livro aborda as formas de violências contra o povo indígena Avá-Guarani diante do contexto da retomada de uma parcela do seu território de ocupação tradicional. Essa publicação é fruto de pesquisa etnográfica realizada com os Avá-Guarani, localizados nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, onde, ao longo dos anos 2000 iniciaram o movimento de entrar novamente nas terras em que foram espoliados ao longo dos séculos XIX e XX. Este movimento, protagonizado pelas lideranças indígenas juntamente ao seus núcleos familiares, demandou da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) a abertura do processo administrativo para a identificação e demarcação de uma Terra Indígena que foi nomeada de T.I. Tekohá Guasú Guavira. No entanto, um forte movimento de agricultores antagonistas à demarcação das terras para os Avá-Guarani passaram a realizar um movimento contrário as demandas territoriais dos Avá-Guarani, difamando a imagem dos indígenas, que passaram a ser qualificados como “invasores de terras” e “falsos índios”, bem como a ser alvos de frequentes ameaças de morte e outros ataques, como atropelamentos e tentativas de atropelamentos e sequestro. Desse modo, ao longo do livro veremos como os indígenas relatam as situações de violências físicas e simbólicas que perpassam em seus corpos. Também é abordado o movimento antagonista à demarcação de terras para os Avá-Guarani e as formas por meio das quais se deu a propagação do imaginário do “índio invasor”, que serviu para justificar uma série de atrocidades desferidas aos indígenas. Busco mostrar que a violência contra os Avá-Guarani não é produto apenas do momento atual, mas que ela aparece em diversas “situações históricas” (PACHECO DE OLIVEIRA, 1988) sob diferentes roupagens. Para tanto, fiz a distinção de cinco situações históricas, abordadas no segundo capítulo: a) a construção da Ciudad Real na foz do Rio Piquiri e as reduções jesuíticas (século XVII); b) Guerra contra o Paraguai e a criação da Cia. Mate Laranjeira (final do XIX e inícios do XX); c) Marcha para o Oeste e as políticas de expansão para o interior do país; d) Construção da Itaipu Binacional (em contextos da ditadura militar, 1970-1980) e e) a situação histórica atual configurada pelo agronegócio e regularização fundiária das terras Avá-Guarani.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro “Quando você convive muito com a morte, você se acostuma com ela”: os karai kuera e suas violências contra os Avá-Guarani da bacia do rio Piquiri (PR).

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre “Quando você convive muito com a morte, você se acostuma com ela”: os karai kuera e suas violências contra os Avá-Guarani da bacia do rio Piquiri (PR).

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Ciências Sociais e outros títulos similares à “Quando você convive muito com a morte, você se acostuma com ela”: os karai kuera e suas violências contra os Avá-Guarani da bacia do rio Piquiri (PR)