Quando as espécies se encontram

Neste livro, Donna Haraway nos convoca a refletir sobre como nós, humanos, dividimos esta Terra com outros seres e organismos não humanos – de bactérias a animais, máquinas e ferramentas – e sobre como nos moldamos uns aos outros. A autora trata de conexões, interações e intra-ações entre espécies companheiras, numa relação natural-cultural. Com uma história marcada pela convivência com a deficiência física de seu pai, que fez das muletas e da cadeira de rodas suas companheiras de jornada, e com seus cães, a filósofa e bióloga estadunidense articula aqui temas como biotecnologia e engenharia genética, domesticação e mercadorização de animais, indústria alimentícia e pandemias, natureza, cultura, feminismo e privilégios de raça e classe. Além de cães e humanos, habitam estas páginas gatos ferais, ratos de laboratório, porquinhos-da-índia, moscas tsé-tsé, galos e galinhas, um jumento e até mesmo um dos grandes mamíferos mais raros do mundo, o vombate-de-nariz-peludo-do-norte. Todas essas criaturas, inclusive nós, em devir contínuo umas com as outras, afetando e sendo afetadas em um mundo cada vez mais conectado por meio da tecnologia. Escrito a duas mãos e oito patas, este livro consagra o encontro desta que é uma das mais importantes pensadoras contemporâneas com seus coautores: os cães Cayenne Pepper, uma pastora-australiana de pelagem vermelha, e Roland, um vira-lata mistura de pastor-australiano com chow-chow. Mais que animais de estimação, os cães são parentes interespecíficos, família, espécies companheiras com quem Haraway divide o alimento e constrói um incomum trabalho comum. Inspirada pelo esporte agility – uma competição esportiva com cachorros na qual são avaliadas não só as habilidades caninas mas também as de seus parceiros humanos –, a obra se baseia numa construção de mundo habitável por meio da ética e dos espaços negociados entre humanos e não humanos.Leia mais

Resenha:

Eu recomendo o livro "Quando as espécies se encontram" de Donna Haraway. Esta obra oferece uma incrível abordagem sistêmica e criativa para a compreensão dos relacionamentos entre humanos, animais e plantas. Ela fornece um ponto de partida para a reflexão sobre a interação entre culturas, biologias e tecnologias. A autora usa a narrativa para nos ajudar a entender os complexos sistemas biológicos e filosóficos que governam nossa relação com o mundo. O livro nos oferece uma compreensão mais ampla do que significa ser "humano" e o que significa pertencer ao mundo natural.

Haraway nos ajuda a pensar sobre como as ideias da ecologia, a biologia, a antropologia, a cultura e a tecnologia são inter-relacionadas. O livro discute como essas ideias se conectam de maneira profunda e como elas se relacionam com nosso cotidiano. O livro nos ajuda a entender como as relações entre humanos, animais e plantas se desenvolvem e como elas afetam nossas vidas. O livro também contribui para uma compreensão mais profunda dos desafios que enfrentamos como seres humanos no que diz respeito à conservação da biodiversidade.

Eu recomendo o livro "Quando as espécies se encontram" para todos aqueles que desejam conhecer e compreender melhor as complexas interconexões entre nós, os outros seres vivos e o meio ambiente. O livro nos oferece uma abordagem sistêmica e criativa, e é essencial para aqueles que procuram uma compreensão mais profunda dos relacionamentos entre diferentes espécies. É uma leitura fundamental para aqueles interessados em ecologia, biologia, antropologia, cultura e tecnologia.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Quando as espécies se encontram sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.