Review: "Psicologia como Filosofia Filosofia como Psicologia — Artigos e Avaliações 2006-2019"

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Eu recomendo o livro "Psicologia como Filosofia Filosofia como Psicologia — Artigos e Avaliações 2006-2019" de Michael Starks, como um trabalho importante que oferece uma variedade de visões sobre a relação entre a filosofia e a psicologia. O livro fornece uma perspectiva única sobre a relação entre as duas disciplinas, examinando como elas se entrelaçam e como elas influenciam a prática da outra. Os artigos e avaliações selecionados oferecem uma variedade de perspectivas e experiências, desde a teoria à prática. Eles discutem questões profundas e ricas sobre a natureza da mente humana e como a psicologia e a filosofia podem trabalhar juntas para fornecer insights significativos para nós.

O livro é útil para estudantes interessados na relação entre a psicologia e a filosofia, bem como para profissionais que buscam novas insights e diferentes perspectivas sobre essa interseção entre as duas áreas. Os escritos fornecidos fornecem uma variedade de pontos de vista sobre as abordagens, origens e influências da filosofia e da psicologia. Além disso, o trabalho contém análises críticas sobre a teoria e a prática das duas disciplinas, permitindo que os leitores tirem conclusões significativas sobre a relação entre elas.

O trabalho de Michael Starks é organizado de forma clara e oferece informações precisas e relevantes para a compreensão da relação entre a psicologia e a filosofia. Seu objetivo é fornecer aos leitores novas ideias e perspectivas sobre as interconexões entre a filosofia e a psicologia. Além disso, o livro fornece uma variedade de exemplos práticos para que os leitores possam considerar como essas duas áreas podem trabalhar juntas.

Eu recomendo fortemente este livro para aqueles interessados na relação entre a psicologia e a filosofia. Ele oferece uma visão única e profundamente informada sobre como essas duas disciplinas se entrelaçam e como elas podem contribuir para a compreensão da mente humana. Além disso, os artigos e análises selecionados dão aos leitores a chance de obter insights importantes e práticos sobre essa interseção entre a filosofia e a psicologia.

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Uma vez que os problemas filosóficos são o resultado de nossa psicologia inata, ou como Wittgenstein disse, devido à falta de perspicuidade da linguagem, eles correm ao longo do discurso e comportamento humano, por isso há necessidade infinita de análise filosófica, não apenas no ‘humano ciências’ de filosofia, sociologia, antropologia, ciência política, psicologia, história, literatura, religião, etc., mas nas “ciências duras” da física, matemática e biologia. É universal misturar as questões do jogo de linguagem com as reais científicas sobre quais são os fatos empíricos. O cientismo está sempre presente e Wittgenstein, indiscutivelmente o maior psicólogo intuitivo de todos os tempos, o colocou diante de nós há muito tempo, começando com os Blue and Brown Books no início dos anos 1930.A linguagem é programada em nossos genes e está envolvida em quase todo o nosso comportamento social. Filosofia no sentido rigoroso (ou seja, filosofia acadêmica), é como Wittgenstein nos mostrou, o estudo da forma como a linguagem é usada (jogos linguísticos) e eu a considero como a psicologia descritiva do pensamento de maior ordem (ou seja, praticamente tudo envolvendo linguagem que muitas vezes é chamado de Sistema 2 ou pensamento lento). No entanto, como espero ter mostrado em meus escritos ao longo da última década, comportamento não linguístico ou Sistema 1 ou pensamento rápido também é descrito com linguagem e isso leva a uma confusão sem fim que eu tentei esclarecer aqui e que é resumida nas tabelas que eu apresento .É minha afirmação que a tabela da intencionalidade (racionalidade, mente, pensamento, linguagem, personalidade etc.) que apresenta proeminentemente aqui descreve mais ou menos precisamente, ou pelo menos serve como um heurista para, como pensamos e nos comportamos, e por isso engloba não meramente filosofia e psicologia, mas tudo o resto (história, literatura, matemática, política etc.). Note especialmente que a intencionalidade e a racionalidade como eu (juntamente com Searle, Wittgenstein e outros) a vêem, inclui tanto ações ou reflexos automatizados inconscientes do Sistema 1.Eu forneço uma pesquisa crítica de algumas das principais descobertas de dois dos mais eminentes alunos de comportamento dos tempos modernos, Ludwig Wittgenstein e John Searle, sobre a estrutura lógica da intencionalidade (mente, linguagem, comportamento), tomando como meu ponto de partida A descoberta fundamental de Wittgenstein – de que todos os problemas verdadeiramente “filosóficos” são os mesmos — confusões sobre como usar a linguagem em um contexto específico, e assim todas as soluções são as mesmas — olhando como a linguagem pode ser usada no contexto em questão para que sua verdade condições (Condições de Satisfação ou COS) são claras. O problema básico é que se pode dizer qualquer coisa, mas não se pode significar (COS claro pelo Estado) qualquer expressão arbitrária e significado só é possível em um contexto muito específico. Analiso vários escritos por e sobre eles da perspectiva moderna dos dois sistemas de pensamento (popularizados como “pensando rápido, pensando devagar”), empregando uma nova tabela de intencionalidade e nova nomenclatura de sistemas duplos. Eu mostro que este é um heurístico poderoso para descrever o comportamento com críticas dos escritos de uma grande variedade de cientistas comportamentais (ou seja, todos).O primeiro grupo de artigos tenta dar alguma visão de como nos comportamos que é razoavelmente livre de ilusões teóricas. Nos três grupos seguintes, comento três das principais ilusões que impedem um mundo sustentável: tecnologia, religião e política (grupos cooperativos). As pessoas acreditam que a sociedade pode ser salva por elas, então eu forneço algumas sugestões no resto do livro sobre por que isso é improvável através de artigos curtos e resenhas de livros recentes de escritores conhecidos.

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