Review: "Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista"
- Leia uma amostra Grátis
- Download do PDF
- Sinopse do Livro
- Avaliações dos Leitores
- Onde comprar?
- Livros Recomendados
CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:
Eu recomendo o livro "Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista" de Alberto Acosta a todos aqueles que querem entender os desafios e soluções para as questões da economia, do meio ambiente e da governança global. Nesta obra, Acosta explora os princípios básicos do decrescimento e do pós-extrativismo, abordando de forma abrangente e aprofundada as questões relacionadas ao desenvolvimento do século XXI. Ele descreve o que o chama de "labirinto capitalista" e argumenta que o sistema econômico global tem falhado em satisfazer as necessidades humanas e de preservação ambiental. Acosta propõe saídas práticas que incluem desenvolvimento regional, redes de produção local, maior controle da economia pelos cidadãos, reforma da propriedade intelectual, transição energética, e outros temas. O livro fornece também um insight sobre os desafios globais que enfrentamos hoje, bem como sugestões para lidar com esses desafios de maneira responsável e progressiva. Por essa razão, recomendo fortemente que todos aqueles interessados em questões de desenvolvimento, economia e meio ambiente leiam este livro. Acosta oferece soluções realistas e passíveis de serem implementadas para nós sairmos do labirinto capitalista e criarmos um mundo mais justo e sustentável.
LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:
Como se verá neste livro, o pós-extrativismo surge da resistência centenária dos povos latino-americanos, sobretudo das populações indígenas. Sem ceder a romantismos, os autores veem nos modos de vida tradicionais andinos e amazônicos exemplos de como deter o progresso e o desenvolvimento — que, como sabemos, destroem o meio ambiente, concentram renda e promovem desigualdade.
O decrescimento se origina na Europa, contrariando a ideia de que o crescimento econômico infinito é um caminho viável para melhorar a vida das pessoas. Típico do regime capitalista, este raciocínio desconsidera os impactos sociais e ecológicos do crescimento; seus defensores parecem esquecer que a evolução tecnológica dos países desenvolvidos depende da exploração de matérias-primas no mundo subdesenvolvido.
Pós-extrativismo e decrescimento contrariam radicalmente tais princípios. Até porque já não há dúvidas de que estamos depredando a Natureza em uma escala muito maior do que sua capacidade de regeneração. Além disso, a úlima crise do capitalismo não parece arrefecer: pelo contrário, continua avançando sobre direitos sociais e ecossistemas.
Na Europa — e, agora, também na América Latina — as políticas de austeridade estão fazendo com que a pobreza e a desigualdade voltem a aumentar: o Estado de bem-estar social sucumbe diante do mercado financeiro, enquanto novas fronteiras petrolíferas, mineiras e agropecuárias engolem a vegetação nativa, atropelando os Direitos Humanos e os Direitos da Natureza.
Acosta e Brand são categóricos: não existe justiça social sem justiça ambiental, e vice-versa. No momento em que a chamada “onda progressista” abandona a América Latina, e que a extrema-direita cresce em todas as partes, os autores apontam a necessidade urgente de alternativas que superem — e aperfeiçoem — a modernidade. Se nem as experiências socialistas nem as progressistas conseguiram romper com as ideias de progresso, desenvolvimento e crescimento, é preciso apurar a reflexão.
O pós-extrativismo e o decrescimento atacam o cerne do capitalismo. Para Acosta e Brand, o freio à exploração maciça dos recursos naturais na periferia do sistema deve aliar-se a uma reversão — não apenas a uma interrupção — do crescimento nos países centrais do capitalismo. “Estas discussões se nutrem da imperiosa necessidade de promover uma vida harmoniosa entre os seres humanos e entre os seres humanos e a Natureza. Este é, definitivamente, um grande desafio para a Humanidade — e implica ter em mente uma mudança de eras.”
Eis uma tarefa extremamente complexa e repleta de percalços, que os autores — renomados intelectuais críticos — não deixam de apontar. A começar pelo próprio nome: haveria maneira mais eficaz de expor as visões de mundo propostas pelo pós-extrativismo e pelo decrescimento? Seria melhor falar em Bem Viver, mas a saída do labirinto capitalista não é apenas uma questão terminológica. Por isso, o debate não se encerra em nomenclaturas.
Em tempos de desesperança, este livro surge como um convite a caminhar radicalizando a democracia. “Porque precisamos de sempre mais democracia, nunca menos.”
VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO
Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista.
Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.
O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO
Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.
Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista.
Ver reviews dos leitoresADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:
Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:
Termos Relacionados
- livro “Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista” comprar
- livro “Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista” gratis
- livro “Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista” ler online
- livro “Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista” download
- livro “Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista” preço
- livro “Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista” baixar
- livro “Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista” pdf
- livro “Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista” sinopse
- livro “Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista” resenha
- livro “Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista” baixar pdf
- livro “Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista” online
RECOMENDAMOS PARA VOCÊ
Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Política e outros títulos similares à Pós-extrativismo e decrescimento: Saídas do labirinto capitalista
- A Revolta Das Jabuticabas: Tem de várias cores.
- Cultura pela Palavra: Coletânea de artigos, entrevistas e discursos dos ministros da Cultura (2003-2010)
- Certa herança marxista
- No limite da linha: Seres limitados em um mundo sem limites
- Geopolítica da África (FGV de Bolso)
- Princesas de Maquiavel
- Obscura Imposição do Comunismo com Apoio Católico: Decálogo de Lenin – o verdadeiro golpe!
- Kit Conservador: Por que não?
- Revolução e liberdade: Cartas-de 1845 a 1875
- Relações entre estado e democracia na teoria política contemporânea
- Pequeno Manual de Campanha Eleitoral: COMMENTARIOLUM PETITIONIS
- Coletânea de Tratados Internacionais de Direitos Humanos