Por uma pedagogia da pergunta

Por uma Pedagogia da pergunta é uma obra “sui-generis”: um diálogo,uma discussão viva e dinâmica.Em cena, dois mestres… O Exílio,um dos temas em questão, longe de ser objeto de lamentações, é fruto de profunda reflexão: transformar esta vivência amarga numa experiência positiva, enfretar o choque cultural, preservar a própria identidade tornaram-se desafios que na vida de Freire e Faundez alargaram seus próprios horizontes e possibilitaram contacto direto com os problemas do mundo subsesenvolvido…

Resenha:

Eu recomendo o livro "Por uma Pedagogia da Pergunta" de Paulo Freire como um guia para aqueles que procuram melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Ele destaca a importância das perguntas e da discussão como formas de compreender melhor os conceitos e ideias. O livro tem uma abordagem crítica, pois dá ênfase à necessidade de se questionar a forma como ensinamos e aprendemos. Ao mesmo tempo, oferece um novo olhar para o ensino, focando na capacidade de cada indivíduo de se engajar na aprendizagem mais profunda e significativa.

Além disso, o livro traz a discussão sobre a necessidade de se levar em conta os contextos e as diferentes formas de compreender o conteúdo a ser ensinado. Ele aborda ainda o papel dos professores como mediadores entre o corpo discente e o conhecimento, sugerindo que é fundamental que eles estejam abertos às diversas perspectivas e necessidades das pessoas envolvidas. Ao mesmo tempo, ele traz também a ideia de que é possível criar espaços de diálogo e reflexão, que podem permitir que os alunos compreendam melhor o conteúdo.

O livro também aborda a importância da interação entre professores e alunos, pois essa pode ser uma forma de não só aumentar o envolvimento dos estudantes com o conteúdo, mas também promover a inclusão e a diversidade. Ao longo do livro, Paulo Freire destaca a importância de se considerar o contexto dos alunos e a necessidade de se dar espaço para as diferentes maneiras de compreender as ideias.

Por fim, o livro de Paulo Freire é um convite para que professores e estudantes se engajem em um processo de aprendizagem que seja profundo, significativo e inclusivo. Ele oferece uma nova perspectiva sobre o ensino e a aprendizagem, sugerindo que é possível criar espaços interativos para que os alunos possam compreender as ideias de forma mais profunda. Além disso, o livro destaca a importância de se considerar o contexto dos alunos e do professor como mediador do conhecimento. É uma leitura obrigatória para quem deseja melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Por uma pedagogia da pergunta sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.