Por Trás do Holocausto

O Holocausto foi a perseguição e o extermínio sistemático, burocráticamente organizado e patrocinado pelo governo nazista, de aproximadamente seis milhões de judeus pela Alemanha e seus então colaboradores. “Holocausto” é uma palavra de origem grega que significa “sacrifício pelo fogo”. Os nazistas, que chegaram ao poder na Alemanha em janeiro de 1933, acreditavam que os alemães eram “racialmente superiores” aos judeus, por eles considerados como uma ameaça externa à chamada comunidade racial alemã. As autoridades alemãs também perseguiram outros grupos por sua dita “inferioridade racial”: ciganos, deficientes físicos e mentais, e alguns povos eslavos (poloneses e russos, entre outros). Outros grupos eram perseguidos sob pretextos políticos, ideológicos e comportamentais, entre eles os comunistas, os socialistas, as Testemunhas de Jeová e os homossexuais.
No início do regime nazista, o governo nacional-socialista [nazista] criou campos de concentração para deter seus oponentes políticos e ideológicos, fossem eles reais ou imaginários. Após a invasão da União Soviética pela Alemanha, em junho de 1941, as Einsatzgruppen (Unidades Móveis de Extermínio), seguindo o exército nazista, ficavam atrás das linhas de fogo para realizar operações de assassinato em massa de judeus, ciganos, autoridades do estado soviético, e do Partido Comunista. Juntas, as SS, a polícia e as unidades militares alemãs assassinaram mais de um milhão de homens, mulheres e crianças judias e centenas de milhares de pessoas de outros grupos étnicos e ideológicos. Entre 1941 e 1944, as autoridades nazistas alemãs deportaram milhões de judeus da Alemanha, dos territórios ocupados e dos países a elas aliados [o Eixo] para guetos e centros de extermínio, muitas vezes chamados de campos de extermínio, onde eram mortos nas instalações de gás especialmente criadas para aquele fim.
Em 1933, a população judaica europeia era composta por mais de nove milhões de pessoas. Em 1945, nove anos após, os alemães e seus colaboradores haviam assassinado aproximadamente dois entre cada três judeus europeus através da operação denominada “solução final”, a política nazista cujo objetivo era matar todos os judeus da Europa.

Resenha:

Eu recomendo o livro "Por Trás do Holocausto" de Camila Fernandes a todos que desejem entender melhor o Holocausto, o maior ato de genocídio da história. O tema é abordado com uma profundidade impressionante, dando ao leitor uma visão aprofundada sobre o tópico. O livro é bem escrito, bem documentado e aborda os temas de forma clara e direta.

O livro oferece um relato dos eventos que levaram à destruição de milhões de judeus, bem como um estudo aprofundado dos fatores socioeconômicos, políticos, raciais e religiosos que influenciaram a realização do Holocausto. O autor fornece detalhes abrangentes sobre as políticas de limpeza ética que foram implementadas pelo governo alemão, bem como uma análise dos efeitos dessas políticas na vida das vítimas.

O livro também oferece informações importantes sobre o ressurgimento do antissemitismo nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial, bem como os esforços do movimento de direitos humanos em prevenir o mesmo. A análise detalhada dos fatos históricos e uma perspectiva moderna fornecem uma compreensão profunda da complexidade do tema. O autor também discute os resultados e consequências do Holocausto para a sociedade alemã, bem como para a comunidade internacional.

No geral, é um livro excelente que oferece uma visão abrangente e profunda do Holocausto. O autor fornece um relato denso e detalhado dos fatos históricos e uma análise moderna para ajudar o leitor a ter uma visão mais clara do assunto. É uma obra indispensável para quem deseja entender melhor o Holocausto e seus impactos na história. Recomendo fortemente!

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Por Trás do Holocausto sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.