Review: "Política de educação no campo: para além da alfabetização (1952-1963)"

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Eu recomendo altamente o livro "Política de educação no campo: para além da alfabetização (1952-1963)" de Iraíde Marques de Freitas Barreiro. Este livro oferece uma visão única sobre a educação no campo brasileiro durante um período específico: 1952-1963. A autora aborda temas como a questão da alfabetização, as tendências políticas, as práticas sociais, as condições econômicas e os desafios enfrentados pela população rural brasileira durante esse período. Ela também apresenta um importante relato sobre as políticas de educação implementadas durante esse período.

O livro traz à tona a complexidade e a multiplicidade de questões que influenciaram a implementação das políticas de educação no campo e, ao mesmo tempo, coloca em destaque as forças externas que tiveram um papel fundamental na definição dos meios de expansão da educação no campo.

O livro é escrito de forma acessível e organizadamente, permitindo que o leitor compreenda as complexidades e os desafios enfrentados pelo povo brasileiro durante esse período, além de oferecer uma visão sobre a importância da educação para as comunidades rurais.

Ao longo do livro, a autora discute como as políticas de educação foram afetadas pela cultura, política e meio ambiente ao longo do período, inclusive as mudanças no quadro legislativo, e como essas políticas influenciaram a vida dos brasileiros do campo.

O livro oferece um relato muito interessante sobre a história da educação no campo brasileiro, e é um excelente recurso para qualquer pessoa interessada em entender melhor a educação no campo e seus desafios. Estou convencido de que todos aqueles que lêem este livro descobrirão informações fascinantes e também aprenderão muito sobre a história brasileira.

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Este livro resgata o processo de elaboração, percurso e desenvolvimento da Campanha Nacional de Educação Rural (CNER), criada em 1952 e extinta em 1963, no contexto histórico que a ensejou, articulada às ideias hegemônicas do período, determinantes da ação do Estado e de setores da sociedade civil. Movimentos de organizações internacionais e a política nacional pela expansão do desenvolvimento econômico e modernização rural, aliam a educação a essas finalidades. A Campanha adota orientações pedagógicas da Educação de Base e do Desenvolvimento de Comunidade, pressupostos do funcionalismo e do neotomismo, com respaldo da Igreja Católica. Conhecimentos teóricos e técnicos pretendiam ofertar vida compatível com a dignidade humana e com os ideais democráticos para a cidadania. A pesquisa investiga os processos de conquista da cidadania, na perspectiva da contradição, ao explicitar avanços e retrocessos na relação educativa do programa. A análise considerou o conjunto de fontes documentais produzidas para e pela Campanha, como periódicos e acervo iconográfico, localizados em bibliotecas e arquivos. As categorias de análises contemplam temas emergentes para atender às demandas do campo, como: educação, habitação, saúde, lazer e promoção da educação política, para educação dos costumes, para além da alfabetização. O desenvolvimento da cidadania e da democracia pretendidas fundou-se em situações educativas pontuais e na resolução de conflitos sociais mais voltados para os indivíduos e os grupos, e menos como processos decorrentes do interior das práticas sociais. Contudo, a política foi relevante naquele contexto, pois, se não fosse a nossa cultura de descontinuidades e articulação das políticas sociais, as condições de vida e trabalho no campo poderiam ser outras.

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