Poesias completas
Este volume das Poesias completas de Mário de Andrade (1893-1945) parte da edição póstuma pela Livraria Martins Editora, que incorporava os livros Pauliceia desvairada (1922), Losango cáqui (1926), Clã do jabuti (1927), Remate de males (1930) e os poemas divulgados na seleta Poesias (1941). Acolhia ainda os inéditos Café, Lira paulistana e O carro da Miséria.Ao detectar problemas de fidelidade naquela publicação de 1955, Tatiana Longo Figueiredo e Telê Ancona Lopez debruçaram-se sobre manuscritos e edições em vida do autor, sobre sua correspondência, seu jornalismo e mesmo sobre os escritos nas margens e folhas brancas de suas leituras, analisando e interpretando criteriosamente todo esse material, a fim de recuperar o projeto literário de cada título e corrigir possíveis desvios.O resultado está materializado neste consistente e bem cuidado trabalho, que devolve a integridade ao texto mariodeandradiano, apresentando-o com a bela capa de Ana Luisa Escorel em diálogo franco com a capa original de Pauliceia desvairada, remetendo à noção de poesia arlequinal desenvolvida por um artista multifacetado que soube tão bem costurar as várias vertentes de sua produção literária.Poeta inventivo e de uma capacidade produtiva impressionante, Mário de Andrade examinava meticulosamente cada texto seu, engavetando o que considerasse aquém de sua proposta estética renovadora. Esta nova edição, que a Nova Fronteira se orgulha de trazer a público, buscou o texto fiel, cumprindo o projeto acalentado pelo autor de reunir “poemas de todas as épocas” – suas poesias completas. Do poeta experimental de 1922, que se declarava “um tupi tangendo um alaúde”, ao poeta reflexivo de A meditação sobre o Tietê, de Lira paulistana, que revê toda a sua trajetória artística, estão nestas Poesias completas as transformações de um autor inquieto, que produziu algumas das obras mais importantes da literatura brasileira do século XX.
Resenha:
Recomendo fortemente a leitura das "Poesias completas" de Mário de Andrade, publicadas como um volume único. É, sem dúvida, um livro precioso, cheio de poesias líricas originais e inspiradoras. O autor consegue, em suas obras, criar uma instigante reflexão introspectiva sobre o ser humano e a sociedade, que nos ajuda a compreender melhor o mundo moderno. Além disso, a obra contribui para o nosso desenvolvimento intelectual e estético, oferecendo a oportunidade de ver o mundo de uma perspectiva mais ampla e profunda.
As poesias de Mário de Andrade são belas e inovadoras, oferecendo um desafio ao leitor para explorar sutilezas, nuances e subtilezas que muitas vezes não são perceptíveis à primeira vista. O estilo do autor é único e encantador, ao mesmo tempo que consegue transmitir uma linda e tocante mensagem, sem deixar de lado a crítica social. É um ótimo livro para quem deseja ampliar seu conhecimento e se divertir, ao mesmo tempo, com poesias sensíveis e ricas em significado.
É impossível não recomendar este maravilhoso livro, repleto de poesia. As obras nele contidas são extremamente originais e profundas e, portanto, um dos melhores meios de aprimorar o nosso conhecimento e nos preparar para o mundo moderno. Com certeza vale a pena ler este livro, porque ele nos ajuda a compreender melhor o que nos cerca e a nos sentir mais aptos para enfrentar os desafios cotidianos.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Poesias completas sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.