Poesia. porque sim

NOTA DO AUTOR Nem me lembro quando a poesia insinuou-se em minha vida. Parece haver um mistério nesse gostar da “asa ritmada”, como a chamou Cecilia Meireles em seu lindíssimo poema “Motivo”. Um mistério que faz do poeta um “fingidor”, naqueles versos definitivos e tão conhecidos de Fernando Pessoa, que acusam amorosamente o poeta de “fingir que é dor/ a dor que deveras sente”. Ou que permite a Mario Quintana versejar dizendo: “O poema/ essa estranha máscara/ mais verdadeira do que a própria face…”. Esse mistério que ainda leva muita gente ao ledo engano de achar que fazer poesia é “uma coisa fácil”. Só sei que, desde muito cedo, e para sempre, me envolvi com a poesia, mesmo tendo feito da filosofia minha trilha na vida acadêmica profissional. Permanentemente exposto a essa misteriosa força poética que a muitos assalta, sempre cedi à bendita “tentação poética”, escrevendo poemas, dentre os quais os que compõem esta coletânea, mesmo sem o intuito de publicá-los. Não obstante, vários deles acabaram escapando do ineditismo, e da camisa-de-força de uma autocrítica exacerbada, com a facilidade da divulgação pela internet. As formas dos poemas são variadas, como o são seus conteúdos. Deixo ao leitor a possibilidade de fazer sua própria leitura poética e, se desejar, atribuir alguma unidade a essa colcha de retalhos. Nesse trajeto pelos caminhos poéticos, não escapei à pergunta recorrentemente feita aos que ousam escrever versos: “Mas por que poesia?”. Não sei dar resposta, porém ela talvez esteja contida nuns versinhos modestos que escrevi muitas décadas atrás, que justificam o título deste livro: Encontrei a poesia num lugar dentro de mim. Indaguei se ela sabia por que poetar, enfim. A resposta? A que cabia: Poesia… porque sim.
DEDICATÓRIA À minha mãe, Maria Augusta, que, a despeito da parca instrução em uma escola primária na roça, amava extraordinariamente a educação e me enviou para o colégio já alfabetizado, oferecendo-me assim, aos 6 anos de idade, o benefício incomparável da leitura e a possiblidade de converter-me num amante das palavras e da poesia que mora nelas.

Resenha:

Não importa quem você é ou o que gosta de ler, "Poesia. Porque Sim " é um livro obrigatório. Escrito pelo poeta Jota Carino, este livro é uma coleção de poesia de tirar o fôlego. A poesia aborda temas diversos, desde assuntos políticos até questões filosóficas, tudo com seu próprio toque de personalidade.

No geral, o estilo de Jota Carino é excelente, pois ele é capaz de exprimir emoções profundas usando palavras simples. Suas palavras são sinceras e profundas, e a poesia é tão lírica que a leitura flui naturalmente. O livro também contém alguns poemas divertidos, que são divertidos de se ler, mas também profundamente significativos.

As ilustrações do livro também são incríveis. Carino usa tons suaves, pois as imagens são muito detalhadas e tem uma sensação de tranquilidade. As imagens complementam a poesia de maneira elegante, e as imagens e palavras se fundem para criar uma experiência de ler que é tão única quanto a poesia.

Além disso, o livro é muito acessível. É uma coleção de poemas que é fácil de entender, mesmo para os leitores que não são versados na poesia. É ideal para qualquer um, desde novatos até poetas experientes, e é muito gratificante de ler.

Recomendo fortemente o livro "Poesia. Porque Sim" de Jota Carino. É uma coleção poética impressionante, que aborda temas variados. A poesia é lírica e profunda, e as ilustrações são belas e tranquilas. É acessível para todos os níveis de leitores, e é uma leitura muito gratificante. Não importa o que você gosta de ler, este livro é obrigatório.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Poesia. porque sim sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.