Pernambuco modernista

O texto de Bruno Albertim é fundamental para se entender o pensamento e a ação estética do modernismo pernambucano e suas ligações intrínsecas com a tradição paisagística, com a luz equinocial e com a força da arte popular da região, que estrutura as bases da identidade cultural nacional. Desde artistas pioneiros, como Cícero Dias e Vicente do Rego Monteiro, até os contemporâneos, que fazem do Recife um expressivo pólo nacional de arte, o autor discorre sobre a longa história da arte pernambucana e as trajetórias brilhantes de seus artistas mais representativos, algumas vezes pouco compreendidos, mostrando que a arte produzida em Pernambuco durante todo o século XX jamais abandonou seus postulados: integrar tradição e modernidade, e valorizar elementos figurativos como pontos referenciais da sensibilidade da região, que espelha as maneiras de ser, ver e sentir o mundo.

Resenha:

Eu recomendo o livro "Pernambuco modernista", de Bruno Albertim. Esta obra oferece uma visão ímpar da história do Estado de Pernambuco ao longo do século XX. O autor levou em consideração o contexto de formação histórica, econômica, política e social do Estado naqueles anos.

O livro também explora aspectos da cultura modernista, como a nova música, a nova literatura, as artes plásticas e a nova poesia. Ele também discute a participação de Pernambuco na vida cívica da República. O autor aborda assuntos importantes como a luta anticolonial, a luta de trabalhadores, as reformas sociais e a luta pela democratização.

O livro oferece uma análise aprofundada dos movimentos e tendências modernistas que marcaram a história de Pernambuco, bem como as suas manifestações em todas as formas de expressão artística. Esse olhar histórico revela um amplo e rico espectro de realidades humanas, que tiveram uma forte influência na cultura modernista do Estado.

Um dos principais aspectos deste livro é a ênfase que o autor dá às experiências individuais dos artistas modernistas, o que o torna uma obra singular. Bruno Albertim traz à tona as histórias de vida que ajudaram a moldar o modernismo de Pernambuco. Acompanhamos a trajetória de grandes nomes como o poeta Magalhães Júnior, o pintor Ivan Serpa e o compositor Toríbio Sodré.

Este é um livro extremamente enriquecedor, que explica a história do Estado de Pernambuco como nunca antes foi feito. Oferece uma visão detalhada, ao mesmo tempo poética e profunda, da cultura modernista desse lugar. Recomendo fortemente "Pernambuco modernista" de Bruno Albertim.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Pernambuco modernista sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.