Peixe-elétrico #09: END

O grande engodo – Marcos Nobre
O cientista político pensa a chegada da extrema-direita no mundo e no Brasil, os impasses das ciências humanas para entender a realidade atual, o esvaziamento da ideia de futuro e o papel das lutas identitárias em cenário de esgotamento democrático.
 
Olhar como construir – Agnaldo Farias e Tuca Vieira
O crítico e professor da FAU analisa o ensaio fotográfico Dead End, de Tuca Vieira, que ilustra esta edição da revista. Gentrificação e arquitetura são os termos principais do jogo do olhar entre o dado e o construído.
 
Cágado – Ana Paula Pacheco
Entra em cena o nonsense nessa comédia ligeira como tentativa de dar conta do momento Bolsonaro do país.
 
Freud como grão-burguês e o patriarcado na psicanálise – Alessandra Martins Parente
A psicanalista se debruça sobre o “Moisés” de Freud seguindo os passos de Walter Benjamin e Willy Haas em “De cidadão do mundo a grão-burguês”.
 
Ensaio sobre a origem das línguas – Jean-Jacques Rousseau
 Nova tradução do ensaio clássico. Texto na íntegra. 
 
Dossiê Literatura – Adriano Schwartz
Organizado pelo professor de literatura contemporânea da USP, nove ensaios de jovens críticos tratam de diversas faces e questões da produção literária do pós-Segunda Guerra até hoje, no Brasil e no mundo. São eles: Athos Morais Valverde Júnior, Ellen Maria Vasconcellos, Henrique Balbi, Isabela Cordeiro Lopes, Mell Brites, Natalia Timerman, Paulo Avelino, Rafael Vaz de Souza e Wilker Sousa. Estudam, respectivamente: Ricardo Lísias, Ben Lerner, Tiago Ferro, Alejandro Zambra, Art Spiegelman, Karl Ove Knausgård,Juan José Saer,Ricardo Piglia e Georges Perec.

Resenha:

Eu recomendo o livro "Peixe-Elétrico #09: END" de Adriano Schwartz. É o livro mais recente da série Peixe Elétrico, que segue a história de uma garota de 16 anos chamada Alice, que tem um grande segredo para esconder - ela é uma criatura marinha meio humana, meio animal. O livro é cheio de aventuras e descobertas emocionantes, e é impossível não se sentir envolvido com o personagem principal e sua jornada.

O livro é muito bem escrito, com um enredo interessante e personagens bem desenvolvidos. As descrições são ricas e detalhadas, e os diálogos são bem construídos. O estilo de escrita é um pouco diferente, pois é escrito em um estilo poético, que é muito mais interessante do que o estilo narrativo convencional.

A história é emocionante, pois aborda questões existenciais, como a aceitação da própria identidade e a busca de um lugar no mundo. A autora consegue colocar em palavras sentimentos complexos e profundos, e o leitor se sente conectado aos personagens e à história.

Eu aconselho a todo mundo a ler "Peixe-Elétrico #09: END". É um livro cativante e muito interessante, que vai prender a atenção do leitor. O enredo é bem construído e a escrita é poética e muito interessante. Leitores de todas as idades vão se divertir e se emocionar com esta história.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Peixe-elétrico #09: END sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.