
Pedagogia da solidariedade
Pedagogia da solidariedade trata de temas abordados por Paulo Freire em sua passagem pela Universidade de Northern Iowa, nos Estados Unidos, no evento “Educação e Justiça Social: um diálogo com Paulo Freire”. Aqui, os autores, Ana Maria Araújo Freire e Walter Ferreira Oliveira, seguindo o pensamento do Patrono da Educação Brasileira, não nos deixam dúvidas de que sem uma pedagogia crítica, voltada para o aperfeiçoamento, em cada um de nós, da virtude da solidariedade, não se pode construir um mundo mais bonito e verdadeiramente democrático.*Em 1963, em Angicos, interior do Rio Grande do Norte, trezentos trabalhadores rurais foram alfabetizados em apenas 40 horas, pelo método proposto por Paulo Freire. Esse foi o resultado do projeto-piloto do que seria o Programa Nacional de Alfabetização do governo de João Goulart, presidente que viria a ser deposto em março de 1964. Em outubro desse mesmo ano, Freire deixou o Brasil para proteger a própria vida. Apenas voltou a visitar o país em 1979, com a abertura democrática.Ao longo de sua história, Paulo Freire recebeu mais de cem títulos de doutor honoris causa, de diversas universidades nacionais e estrangeiras, além de inúmeros prêmios, como Educação para a Paz, da Unesco, e Ordem do Mérito Cultural, do governo brasileiro. Integra o International Adult and Continuing Education Hall of Fame e o Reading Hall of Fame.*“O meu sonho é de uma sociedade menos feia, uma sociedade na qual nós possamos rir sem falsidade. Na qual saber não é um problema de visão, na qual não haja discriminação de língua, raça ou sexo. Eu não estou pensando numa sociedade de anjos, porque anjos não fazem política, mas em uma sociedade de seres humanos. Nós temos que ter solidariedade entre os que têm os mesmos sonhos. Esta solidariedade implica em esperança, e sem esperança e sem solidariedade é impossível lutar.”
Resenha:
Eu recomendo o livro "Pedagogia da Solidariedade" de Paulo Freire para aqueles que buscam entender melhor a luta pela libertação e a educação como um princípio fundamental para alcançar a igualdade. Nele, Freire discute as formas e meios dos quais é possível educar e alcançar a justiça social. Estudando o contexto histórico e social em que o livro foi escrito, o leitor pode entender a fala de Freire com relação à educação e à desigualdade social.
O livro discute a importância da educação e sua influência na transformação social. Compreende-se que o conhecimento é um meio de libertação e que as pessoas devem ter o direito de aprender de forma crítica e criativa, assim como a possibilidade de questionar a realidade e os costumes do mundo. Ele também defende que a educação é um meio para a construção de uma sociedade mais solidária, pois é através dela que se fomenta a mudança de mentalidade, remove os preconceitos e o acesso a oportunidades de crescimento para todas as pessoas.
O livro também discute os efeitos da educação na prática da solidariedade. Segundo Freire, é através da educação que as pessoas são capazes de desenvolver a consciência crítica, o compromisso com a justiça social e a solidariedade com os outros. O livro mostra ainda que a prática da solidariedade é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e justa.
No geral, o livro “Pedagogia da Solidariedade” de Paulo Freire é uma obra rica e importante, que discute a educação como meio de transformar a sociedade e promover a igualdade e a solidariedade entre as pessoas. É uma leitura fundamental para aqueles que buscam entender melhor a luta pela libertação e a educação como principio fundamental para alcançar a igualdade.
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