Patrícios - Sírios E Libaneses Em São Paulo

Este livro aborda os padrões presentes no trabalho compulsório do Brasil colonial e imperial, período que registrou o uso da mão-de-obra indígena em diversos empreendimentos luso-brasileiros, mas cuja marca central foi a escravidão de africanos e seus descendentes. O tráfico negreiro municiou de cativos os setores econômicos mais rentáveis. Foi nos engenhos, nas fazendas e nas minas onde escravos e libertos viveram a exploração mais intensa. Depois, examinam-se as mudanças ocorridas entre os séculos XIX e XX, quando o trabalho livre ganha primazia. Concomitantemente à abolição da escravidão negra, novos contingentes de mão-de-obra livre ingressaram no país, oriundos da Europa e da Ásia, radicando-se nas regiões Sudeste e Sul e inserindo-se na cultura do café, no comércio e na nascente indústria. Terceiro, dedica-se espaço especial às trabalhadoras, bem como ao trabalho executado por crianças. Acompanha-se a história das mulheres desde os tempos em que estavam sujeitas ao trabalho escravo até sua atuação nas lides industriais como operárias, no trabalho doméstico e mais modernamente no setor de serviços. Do mesmo modo, incursiona-se no mundo dos pequenos trabalhadores e nas vicissitudes do trabalho infantil.Leia mais

Resenha:

Eu recomendo muito o livro "Patrícios - Sírios e Libaneses em São Paulo", de Oswaldo Mario Serra Truzzi. É uma obra bem escrita, no qual o autor conta a história de vida de imigrantes sírios e libaneses que chegaram a São Paulo entre os anos de 1880 e 1920. Espero que esse livro ajude os leitores a entenderem melhor a cultura dos sírios e libaneses, buscando destacar a diversidade cultural que forma o Brasil.

O livro é bem documentado, abrangendo vários aspectos do mundo sírio-libanês, desde o trabalho até a religião. Também contém descobertas interessantes sobre o processo de imigração, como por exemplo, a escolha de um novo nome, a adaptação ao novo país, as dificuldades enfrentadas e as superadas, além dos aspectos sociais e culturais.

Além disso, o autor também inclui entrevistas, narrativas de vida, depoimentos, contos e até mesmo fotografias que ajudam a contar a história destes imigrantes. Tudo isso cria um retrato viva e autêntico da vida dos sírios e libaneses em São Paulo.

Em suma, recomendo o livro "Patrícios - Sírios e Libaneses em São Paulo", de Oswaldo Mario Serra Truzzi. É um livro bem escrito, com informações precisas e ricas em conteúdo. É uma excelente maneira de aprender sobre a história destes imigrantes e compreender melhor a cultura sírio-libanesa no Brasil.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Patrícios - Sírios E Libaneses Em São Paulo sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.