
Para não esquecer
Sua magia é essa. Ela usa palavras como Cézanne manipula suas tintas, como Debussy organiza suas notas e harmonias: para trazer à tona o que de outro modo permaneceria oculto, velado silencioso, na experiência do público. Clarice possui essa magistral capacidade de roçar com palavras aquilo que está um pouco além do que nossa percepção alcança imediatamente. Usando palavras comuns, ela descobre novos mundos. Mas ao utilizar sua matéria-prima, a linguagem, sua pretensão nunca é dar nome aos bois, explicitar sentidos, decifrar enigmas. Ao contrário. Para Clarice, “o esplendor de se ter uma linguagem” deriva justamente do fato de que o milagre da significação jamais se realiza por completo. Escrever, assim como viver, é deixar-se afetar, sofrer o impacto do que não sabemos designar, experimentar o mistério, inventar modos de nomeá-lo, e renunciar a tudo entender.
Mergulhar na leitura das crônicas, relatos e fragmentos contidos em Para não esquecer é explorar, junto com Clarice, os recantos clandestinos de nosso cotidiano.
— BENILTON BEZERRA JR., Prof. do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Resenha:
Eu recomendo o livro "Para não Esquecer" de Clarice Lispector. É um livro emocionante e profundamente envolvente, que nos convida a refletir sobre nossas relações e desejos mais profundos. A narrativa é cheia de suspense, pois Clarice nos leva a um mundo de sentimentos conflitantes e provocações aos nossos valores e percepções. A escritora usa seu talento literário para nos levar ao fundo das questões que nos afligem e nos fazer examinar nossos medos, desejos e cobranças da vida. Clarice nos lembra que temos que estar abertos à mudança e à aceitação de novas realidades. Ela nos fala de como nos relacionamos uns com os outros e como nos relacionamos com nossas próprias vidas. Ela salienta a importância de olhar para dentro de nós mesmos para encontrar nossa verdadeira essência e força. O livro nos ensina a aceitar nossas diferenças e encontrar nossa própria voz. Por meio de seus personagens, Clarice nos mostra que a vida é repleta de desafios e que temos que enfrentá-los com coragem e determinação para encontrar o nosso verdadeiro eu. Ela também nos lembra de como devemos nos abrir para o amor e a compaixão. Para Não Esquecer é um livro magnífico, que nos ensina a encontrar o que há de mais importante na vida. É uma obra que merece ser lida e relida, pois nela se encontra um grande tesouro de sabedoria para nos lembrar de que a vida é preciosa e que as experiências de amor e compaixão são essenciais para nos tornarmos melhores seres humanos. Recomendo "Para Não Esquecer" de Clarice Lispector, pois é uma obra que nos permite refletir sobre nossas próprias vidas, nos desafia a enfrentar nossos medos e nos faz lembrar da importância do amor e da vida.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Para não esquecer sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.