Para meu amigo branco

Um livro que se propõe a ser um presente que vem de um lugar de empatia e educação sem deixar de ser assertivo. “Para meu amigo branco” é a tomada do lugar de fala na busca de uma ponte de comunicação didática e de braços abertos, um primeiro passo para uma aproximação honesta, que endereça história e responsabilidade, propondo um caminho de aprendizado e mudança. Um livro que aponta as desvantagens do racismo para quem o perpetua e repete. Como definiu, no prefácio, Eliane Dias, uma reflexão de “empatia e estudo que fala delicadamente sobre o racismo, sem abrir mão de mostrar a violência que causa aos negros […] o autor mostra como este país é muito controverso, um país idealizado para ser branco mas que seguiu sequestrando negros por mais de 300 anos”. Como escreve o autor, “[…] o afeto que expresso ao meu amigo branco é a ponte para que possamos juntos, brancos e negros, salvar as vidas dos nossos irmãos negros mais fragilizados. Porque eu estou convencido de que, para cada branco que nós levarmos consciência neste país, pelo menos 100 negros serão beneficiados”.

Resenha:

Eu recomendo o livro "Para meu amigo branco", escrito por Manoel Soares. Trata-se de um livro único e profundamente impactante. A história é contada através de uma série de cartas que o autor escreve a um amigo branco. A partir destas cartas, é possível retratar os preconceitos, a discriminação e as dificuldades que os negros enfrentam na sociedade. O autor narra a história de uma forma realista e despojada, sendo extremamente pertinente e crítica.

O autor usa uma linguagem fluida e simples para contar o drama da discriminação racial e o conflito de viver em um mundo de desigualdade social. Ele descreve os desequilíbrios que existem entre a maioria branca e a minoria negra, ainda relacionadas com a escravidão e as tradições dos índios. Ele também mostra como esses desequilíbrios afetam as relações inter-raciais, a família e o amor.

O livro também aborda a forma como o racismo, o preconceito e a discriminação afetam o cotidiano das pessoas negras. O autor desenvolve um retrato das vidas dos negros e dos brancos, e como os dois grupos vivem em relação um ao outro. A partir dessa discussão, ele traz à tona como a desigualdade racial afeta as relações de amor e amizade, e como ela afeta a vida das pessoas negras.

O livro "Para meu amigo branco" é uma obra profundamente humana e comovente. Para além de retratar a realidade do racismo e a discriminação racial, o autor discute as relações inter-raciais e a igualdade racial. É uma obra que trata de um assunto delicado de forma honesta e despojada, e que certamente tocará o coração dos leitores. Recomendo fortemente este livro a todos aqueles que buscam entender melhor a realidade da discriminação racial.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Para meu amigo branco sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.