Para ler e ver com olhos livres

Este livro traz duas propostas inusitadas e desafiadoras. Uma é olhar para as 26 obras de arte aqui reunidas considerando seus títulos, outra é o enorme esforço que significa oferecer um conjunto largo e eclético de artistas e obras, lado a lado, numa só publicação. Levando em conta que muitos artistas não nomeiam suas obras, outros apenas as codificam, e alguns conferem ao título um aspecto fundamental para compreensão do significado que quis dar à sua produção, priorizar o título como referência para ordenar as obras contidas neste livro é também propor que ele seja um dos fios condutores do olhar e da percepção.Como as autoras justificam,”A ordem alfabética foi só um pretexto…”, porque faz todo sentido pensar que as obras existem para ser observadas, lidas e percebidas em sua totalidade e em várias circunstâncias ou momentos. O primeiro deles é o impacto com a imagem, depois seguem diversas camadas de percepção e leitura, entre elas, o título.É sabido que a artista mais conhecida por todos os admiradores da arte brasileira é Tarsila do Amaral, assim como o título de sua obra icônica Abaporu é um dos que mais intrigam e provocam o público. Mas quais seriam os outros artistas e obras que têm títulos em que há muito mais “para ler e ver”? Esse é o fio condutor desta publicação, em que as autoras propõem aos leitores um jogo que vai além da relação entre o título e a imagem.Recomendo a leitura de Para ler e ver com olhos livres colocando todos os sentidos em ação e, depois disso, a visita a museus e galerias, exercitando o mesmo tipo de apreensão da obra de arte!Ricardo RibenboimArtista e gestor cultural, foi diretor-superintendente doItaú Cultural e hoje é sócio-diretor da base7 projetos culturais

Resenha:

Eu recomendo o livro "Para ler e ver com olhos livres" de Flávia Aidar com entusiasmo. É um livro que oferece uma perspectiva única sobre a educação e ensino de leitura na contemporaneidade. O autor resume a sua análise da educação nos dias de hoje: "uma relação entre tradição e modernidade". Ela aborda de forma envolvente o desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos, mostrando como o ensino de leitura pode ser feito de maneira significativa.

O livro apresenta uma riqueza de conhecimento sobre o ensino de leitura, abordando os diferentes contextos e desafios enfrentados pelos professores. Destaca os papéis de guia, mediador e mentor que os professores desempenham na sala de aula. A autora também oferece dicas úteis sobre literatura infantil, abordando questões como: como escolher um bom livro, como aproveitar ao máximo a leitura em voz alta e como usar as estratégias de leitura para ajudar os alunos.

Além disso, o livro de Flávia Aidar aborda o ensino de leitura com foco na diversidade, destacando os benefícios de ter um ambiente de aprendizagem inclusivo. Ela examina questões como acessibilidade, direitos culturais e identidade para oferecer sugestões práticas aos professores. São discussões importantes que orientam os educadores e auxiliam os alunos a desenvolver as suas habilidades de leitura.

O livro de Flávia Aidar é uma importante contribuição para o ensino de leitura. Ele aborda de forma abrangente os desafios e oportunidades inerentes ao ensino de leitura, inclusive a diversidade dos alunos. Oferece informações úteis sobre como os professores podem ajudar os alunos a desenvolver as suas habilidades de leitura e tem um foco no ensino inclusivo. Por estas razões, recomendo o livro "Para ler e ver com olhos livres" de Flávia Aidar.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Para ler e ver com olhos livres sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.