Review: "PANTEÍSMO – A religiosidade do presente"

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Eu recomendo o livro "Panteísmo - A religiosidade do presente" escrito por Regis Alain Barbier. Este livro aborda de forma profunda e detalhada o que é e como funciona o panteísmo, fornecendo uma análise sólida e abrangente que dá ao leitor um conhecimento aprofundado do tema. Além disso, o autor apresenta sua própria visão do panteísmo, que se diferencia da abordagem tradicional e que lhe permite ter uma compreensão ainda mais profunda desta religião. Ao explorar o panteísmo, o autor aborda questões fundamentais sobre a natureza da realidade, a existência de Deus, e até mesmo a possibilidade de um Deus pessoal. Ele também discute questões importantes sobre a religião, como a natureza do culto, a relação entre crença e ação, e o papel da fé na compreensão da realidade. Além disso, o autor aborda questões sobre o que constitui a religião e o que é necessário para seguir uma religião. No geral, este livro oferece uma excelente análise do panteísmo, que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar. O autor fornece uma abordagem aprofundada e detalhada, e explica os conceitos de forma clara e concisa. Devido ao seu abrangente conhecimento da religião, o autor consegue fornecer um ótimo conhecimento das crenças e práticas do panteísmo. Portanto, se você estiver procurando por uma visão profunda e abrangente do panteísmo, eu recomendo o livro "Panteísmo - A religiosidade do presente" de Regis Alain Barbier. É definitivamente um livro de leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada na religião panteísta.

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Os movimentos religiosos, em linha com a perspetiva metafísica cosmo-existencial e as tradições imemoriais consagrando a experiência mística, divinizando o infinito universo, como nos diversos matizes de panteísmo, retificam, de imediato, importantes divisões conceituais entre o sagrado e o mundo, a religião e a ciência, possibilitando, uma vez bem compreendidos, o surgimento decorrente de três tendências: unificação, ética e criatividade: unificação, ou paz, pelo reconhecimento intuitivo e direto da unidade universal; ética, pela compreensão de que somos parte da Natureza, e, certamente, não a finalidade e propósito da criação; criatividade, pela absoluta e imediata identificação, com o Universo criador.À luz da perspetiva metafísica cosmo-existencial, não há dogmas; não existe, interposto entre os sujeitos em comunicação e a criação – o mundo, o Cosmos e todas as teleologias – nenhuma entidade ou instituição superior, sejam igrejas, partidos ou elites, ditando regras e normas; o fenômeno ético – a real identidade do existente – reconhecido com lucidez revela a inteligência universal: o logos. Esta ascese filosófica requer cultivar um sentido de contexto e de perspectiva, de interconectividade, reconhecer a unidade dentro da diversidade assim como desenvolver uma profunda admiração e sentimentos de gratidão frente à complexidade, com uma postura corajosa e energética praticar o desprendimento, aceitar o inevitável. O cultivo da gentileza, fraternidade e amizade decorre, necessariamente, da prática panteística. Autoritarismos e dogmatismos são incompatíveis com o panteísmo que sintoniza com civilidade, cortesia e respeito; não se pode honestamente confundir panteísmo – uma forma teológica que preza e reverencia o mistério – com ateísmo ou materialismo. Epitetar de “panteística” alguma estrutura política ditatorial que martiriza a população – efetivamente um tipo rigoroso de ateísmo e materialismo – denota uma profunda ignorância metafísica, ou um sectarismo, quiçá o fanatismo dos que acham que não professar as suas próprias elaborações religiosas, não compartilhar da sua mesma fé, é prova de ‘ateísmo’; tais posturas obtusas e ignaras são, efetivamente, a causa basilar da desgraça humana.

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