Panorama Tarkóvski

Para celebrar os 90 anos do cineasta russo Andrei Tarkóvski (1932-1986), a Kinoruss Edições e Cultura traz para o formato e-book o livro Panorama Tarkóvski, a primeira coletânia de ensaios publicada no Brasil, que analisa o cinema de Tarkóvski.A primeira edição impressa foi lançada pela Kinoruss em 2016 quando dos trinta anos da morte do cineasta ocorrido em Paris, em 29 de dezembro de 1986. De lá para cá foi realizada uma segunda edição e ainda uma reimpressão em 2022, trazendo o selo comemorativo dos 90 anos de Tarkóvski, que consta também nessa edição digital.O livro traz doze ensaios de autores do Brasil, da Espanha e da Europa do Leste, selecionados a partir dos sete números dos "Cadernos de Pesquisa Kinoruss", publicados ao longo de seis anos e aqui reunidos em um único volume. Os textos de autoria estrangeira foram traduzidos para o português diretamente de suas respectivas línguas de origem: russo, espanhol e inglês, conforme o caso.O cinema de Tarkóvski, eleito por Ingmar Bergman como "o maior", é analisado sob vários pontos de vista, inusitados para cinéfilos, e mesmo para pesquisadoras e pesquisadores brasileiros, tal como a aproximação que o filósofo Igor Evlampiev (traduzido do russo por Helder da Rocha) da filosofia de Nietzsche, ao observar o movimento entre claro e escuro na tela desenhada por Tarkóvski. Dentre os ensaios instigantes, Helen Petrovsky aborda as fotografias polaroides e Iúlia Anókhina inclui detalhes da única peça que o cineasta levou aos palcos pouco antes de deixar a Rússia: Hamlet.A organização é de Neide Jallageas e Eri Barros que levaram em conta a multiplicidade de interesses das leitoras e leitores contemporâneos sobre a imagem, o som, a teoria e a filosofia russas.O livro se dirige a um amplo espectro de leitores, sejam as pessoas envolvidas diretamente com a realização e/ou estudo do cinema, como as que trabalham com a cultura eslava, as artes visuais, o teatro, a literatura, bem como ao público em geral, privilegiando uma visão poliédrica do cinema deste russo cada vez mais estudado no seu país de origem e no mundo todo.Saiba mais em kinoruss.com.brLeia mais

Resenha:

Eu recomendo o livro Panorama Tarkóvski de Neide Jallageas para todos aqueles interessados em explorar a filmografia de Andrei Tarkovsky. O livro fornece uma análise profunda das obras do diretor e sua filosofia. Durante todo o livro, Neide Jallageas, discute a subjetividade de Tarkovsky e destaca sua influência na arte cinematográfica moderna.

No livro, Neide Jallageas discute o significado e a importância do trabalho de Tarkovsky. Neide oferece uma perspectiva única sobre o cinema de Tarkovsky, destacando seu estilo único e seu uso ilimitado da narrativa. Ela fornece uma análise profunda de cada filme de Tarkovsky, promovendo uma compreensão profunda de seu trabalho e de sua visão como diretor.

Jallageas também discute a importância da fotografia e da edição para o trabalho de Tarkovsky, destacando suas técnicas de produção, sua abordagem de contar histórias e seu uso de som e música. Ela explica como Tarkovsky usou a linguagem visual para contar suas histórias e destaca a influência que elas tiveram no cinema pós-moderno. Além disso, Jallageas também discute a importância da estética de Tarkovsky e de sua influência na arte moderna.

Panorama Tarkóvski é um livro essencial para aqueles interessados em conhecer melhor a filmografia de Tarkovsky. Neide Jallageas fornece uma análise detalhada e profunda do trabalho deste diretor, destacando sua influência na arte moderna. O livro oferece aos leitores uma visão única do trabalho de Tarkovsky, permitindo-lhes entender melhor suas obras e sua filosofia.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Panorama Tarkóvski sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.