Review: "Padrões sociolinguísticos (Lingua[gem] Livro 26)"

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Recomendo o livro "Padrões sociolinguísticos (Lingua[gem] Livro 26)" de William Labov para todos aqueles interessados em linguística sociológica. Ele nos dá um relato detalhado da pesquisa de Labov sobre as mudanças linguísticas ocorridas nas cidades de Nova Iorque e Filadélfia e explica a história social e cultural dessas áreas. O autor descreve como as mudanças na fala das pessoas se relacionam com a classe social, a idade, o sexo e outros fatores sociais. A obra fornece informações vitais sobre a variação linguística e como ela é afetada por forças sociais.

O livro é excelente para aqueles que desejam obter uma compreensão profunda da linguagem que usamos hoje. A pesquisa descrita nele ajuda a mostrar como certos aspectos da nossa linguagem são influenciados por diferentes grupos sociais e culturas. Labov apresenta vários relatos de seus estudos de campo e os discute de forma aprofundada. Ele também fornece recomendações de como aplicar esses insights à análise dos dados coletados pelos pesquisadores.

O livro é escrito de uma forma acessível, mas ainda assim é significativo para aqueles versados na linguística sociológica. É uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em descobrir mais sobre como as nossas vidas são influenciadas pela linguagem. Os exemplos usados para ilustrar os conceitos são relevantes e bem escolhidos. O autor também faz ótimo uso de gráficos e diagramas para tornar os conceitos ainda mais claros.

Eu recomendo fortemente "Padrões sociolinguísticos (Lingua[gem] Livro 26)" de William Labov. É um livro útil e instrutivo sobre linguística sociológica que ajudará qualquer leitor a compreender melhor a influência da linguagem sobre nossas vidas. Quem ler este livro saberá mais não só sobre o inglês, mas também sobre o modo como as sociedades modernas funcionam.

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A publicação, em 1972, de Padrões sociolinguísticos [Sociolinguistic Patterns] representou o nascimento oficial de uma área dos estudos da linguagem que, desde então, não tem parado de se desenvolver em todo o mundo: a sociolinguística variacionista. Interessado, de início, em desvendar os enigmas da mudança linguística, William Labov acabou revelando a complexa relação desse fenômeno, diacrônico, com outro, sincrônico: a variação linguística. As línguas mudam porque variam – foi a revelação trazida por ele, ao resgatar dos subterrâneos da linguística estruturalista os falantes e suas interações sociais, elementos tidos como “perturbadores” pela primeira grande escola de estudos linguísticos do Ocidente, inaugurada por Ferdinand de Saussure na primeira década do século XX. As línguas mudam porque não existem “línguas”: existem falantes de carne e osso, vivendo em sociedades complexas, hierarquizadas, heterogêneas, e que, eles sim, mudam as línguas — o que torna impossível desvincular os fatos de linguagem dos fatos sociais. A sociolinguística variacionista traz, desde seu surgimento, a marca dos conflitos políticos e ideológicos, uma vez que Labov criou um instrumental teórico capaz de aniquilar o mito da “deficiência verbal” das classes sociais subjugadas (e, no caso específico dos Estados Unidos, dos negros), estabelecendo a lógica gramatical inegável dos dialetos considerados “não padrão”, isto é, das formas de falar das comunidades excluídas do poder e do controle social. O impacto dessas ideias tem sido profundo, já que refutam consistentemente a milenar classificação das formas linguísticas em “certas” e “erradas”, e provam que a “língua padrão” (designada, no Brasil, com o infeliz rótulo de “norma culta”) é tão somente um construto sociocultural e ideológico, que nada tem de intrinsecamente “bom”, “bonito” e “elegante”, adjetivos que só recebe por ser o modo de falar imposto pelas classes dominantes.

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