Os pastores da noite

Narrativa densa e madura em que o autor satiriza as contradições da sociedade brasileira, enlaçando de modo irresistível alguns de seus motivos permanentes: a luta pela emancipação social, a força da cultura popular, a mesquinhez e o ridículo da elite. Posfácio de Zuenir Ventura.Escrito às vésperas do golpe militar de 1964, este romance modelar se constrói em três partes autônomas, interligadas por personagens comuns: prostitutas, boêmios, vigaristas, a comunidade notívaga de Salvador, com suas leis e valores próprios: o culto à cachaça, o ódio à polícia, o horror ao trabalho. Na primeira parte, o cabo Martim, craque dos baralhos marcados e dos dados viciados, sedutor cobiçado, aparece com companheira fixa e planos de constituir um lar. A notícia cai como uma bomba entre os pastores da noite. A segunda narrativa trata do batizado do filho de Massu, negro musculoso que ganha a vida fazendo pequenos fretes. O padrinho do menino é o próprio Ogum, e assim o batizado mobiliza a noite da cidade, embaralhando candomblé e catolicismo. Na última parte, a ocupação do morro do Mata Gato por desabrigados desencadeia um conflito social e político. O dono do terreno recorre à polícia, mas entram em cena outras forças e interesses: autoridades governamentais, imprensa corrupta, banqueiros do jogo do bicho. O romance foi levado ao cinema em 1976 pelo francês Marcel Camus, e em 1995 a segunda parte do livro virou a minissérie de tevê O compadre de Ogum.Este e-book não contém as imagens presentes na edição impressa.

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro "Os pastores da noite" de Jorge Amado para quem aprecia uma boa história com personagens cativantes e cenários espetaculares. Esta narrativa foi publicada em 1964 e tem como pano de fundo a cidade de Canudos, no interior da Bahia. O livro conta a história de uma pequena cidade e de seus habitantes, que estão lutando pela sua sobrevivência durante a guerra de Canudos travada no século 19. A trama deste romance é muito interessante, pois é ao mesmo tempo trágica e esperançosa. A narrativa é permeada por um sentimento de esperança e de motivação para aqueles que lutam por sua liberdade e direito de viver de acordo com seus ideais e crenças. Além disso, o livro também retrata a beleza da região, em um contexto histórico muito bem descrito. O livro é uma obra-prima e um dos melhores exemplos da literatura brasileira. É um ótimo livro para aqueles que desejam desfrutar de uma boa história, com um fundo histórico interessante, ricos detalhes e personagens coloridos e cativantes.

O livro também tem uma forte mensagem sobre a importância da luta pela liberdade e direitos humanos. Ele é um retrato autêntico da realidade brasileira durante a época da guerra de Canudos. Os personagens e as cenas são descritos com tamanha autenticidade que você é transportado para aquela época e realidade. Além de descrever com maestria a história, o romance também contribui para a reflexão sobre questões importantes, como liberdade, direitos humanos, identidade e justiça social. O livro é um convite para a reflexão sobre a história brasileira e o papel que o povo brasileiro desempenha na luta pela liberdade e direitos humanos.

Portanto, se você gosta de histórias com personagens ricos e cenários bem descritos, então "Os pastores da noite" de Jorge Amado é uma excelente escolha. O livro conta a história da luta pela liberdade e direitos humanos naquela região e tem uma forte mensagem de esperança. É também uma ótima oportunidade para refletir sobre a realidade brasileira da época e o papel que o povo brasileiro desempenhou na luta pela liberdade e direitos humanos. Portanto, se você quer desfrutar de uma boa história e trazer à tona questões importantes, então recomendo fortemente "Os pastores da noite" de Jorge Amado.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Os pastores da noite sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.