Review: "Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Recomendo a leitura de “Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)” de Júlio Dinis, um livro que oferece um relato profundo das experiências da aldeia portuguesa, bem como da vida dos seus habitantes. A obra coloca-nos no meio de um cenário onde personagens marcantes carregam consigo histórias ricas, que acabam por nos levar a conhecer as aventuras de cada um deles. A narrativa é extremamente detalhada, tanto que nos vemos, a cada virar de página, que nos sentimos transportados para o meio deste mundo que a autora teceu. Júlio Dinis conseguiu criar personagens tão complexas que chegamos a sentir empatia por eles. Estamos ao lado da Dona Bárbara, ao lado do Vento, ao lado do Padre e do Zé, acompanhando-os nos seus arroubos, tristezas, alegrias e descobertas. Com estes personagens, torna-se possível olhar para os acontecimentos de uma forma diferente. A obra é preenchida com eventos tristes, tragédias e momentos únicos, e ao final do livro ficamos com o sentimento de que o leitor é parte desta história. Em suma, “Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)” de Júlio Dinis é um livro que nos leva ao mundo desta aldeia portuguesa e nos faz enxergar a vida através dos olhos de diferentes personagens. É uma obra que nos faz refletir sobre os nossos próprios sentimentos, e ainda, sobre o mundo em que vivemos. Recomendo a leitura desta obra a todos aqueles que desejam uma experiência profunda e enriquecedora.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3) sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

• Edição atualizada.• Ortografia e pontuação modernizadas.
No centro de uma laboriosa aldeia minhota eleva-se um casarão imponente mas em que os sinais de abandono são difíceis de esconder. Chama-lhe o povo a Casa Mourisca, e é o solar dos Negrões de Vilar de Corvos. Derrotado pela revolução liberal e pelos desgostos pessoais, o velho D. Luís não consegue evitar a amargura de ver da sua janela a herdade de Tomé da Póvoa, seu antigo criado de lavoura, crescer e fazer sombra à sua. Para aumentar a sua angústia, quando Berta, a bela filha de Tomé, regressa de Lisboa, onde estudou, os filhos do fidalgo não conseguem deixar de olhar com interesse a jovem de condição inferior…Os Fidalgos da Casa Mourisca é um dos três romances de ambiente rural de Júlio Dinis — as suas Crónicas da Aldeia — e partilha com As Pupilas do Senhor Reitor e a Morgadinha dos Canaviais a observação realista e as convicções liberais do autor.No caso dos Fidalgos da Casa Mourisca, a ideologia burguesa e liberal é evidente na estrutura da intriga, que desenvolve uma luta vitoriosa do trabalho contra a ociosidade e os privilégios de nascimento. No combate de Jorge, o filho mais velho de D. Luís, para salvar a sua casa ancestral da ruína com a ajuda de Tomé da Póvoa, surgem observações que ainda hoje nos proporcionam um quadro interessante e vívido da época: a nova instituição do crédito predial, que oferece capital a juros razoáveis aos que querem investir na lavoura, a nova burguesia rural, empreendedora e informada, e o caminho que se abre a homens como o antigo criado da Casa Mourisca quando a liberdade política introduzida com o liberalismo e o fim dos morgadios começa a libertar terras antes imobilizadas e estéreis por falta de interesse dos proprietários. O esforço nem sempre bem sucedido do novo regedor para se impor aos antigos senhores, que só formalmente perderam o poder, oferece outro aspeto de um Portugal arcaico que observamos com interesse.De resto, a vivacidade, o otimismo e as intrigas amorosas suportam um livro que resiste bem à militância política do autor nos ideais burgueses do Portugal do século XIX, de tal modo que continua, como os outros romances do autor, a ter um público persistente não escolar em todos os países de língua portuguesa.
Joaquim Guilherme Gomes Coelho, que escreveu sobretudo com o pseudónimo de Júlio Dinis, era filho de um cirurgião de Ovar, José Joaquim Gomes Coelho, e de uma senhora de ascendência inglesa e irlandesa, Ana Constança Potter Pereira Gomes Coelho. Tal como a mãe e várias outras pessoas da sua família, Joaquim Guilherme Gomes Coelho veio a morrer precocemente de tuberculose. A doença obrigou-o a interromper a carreira de cirurgião e de professor da Escola Médico-Cirúrgica do Porto. Morreu em 1871 com 31 anos.A edição que aqui apresentamos tem ortografia atualizada pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2009. Foram corrigidos erros de concordância do original publicado em vida do autor e a pontuação foi modernizada, de forma que o livro de Júlio Dinis possa ser lido com todo o conforto de uma edição moderna.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3).

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3).

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

Termos Relacionados

  • livro “Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)” comprar
  • livro “Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)” gratis
  • livro “Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)” ler online
  • livro “Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)” download
  • livro “Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)” preço
  • livro “Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)” baixar
  • livro “Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)” pdf
  • livro “Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)” sinopse
  • livro “Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)” resenha
  • livro “Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)” baixar pdf
  • livro “Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)” online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Romance e outros títulos similares à Os Fidalgos da Casa Mourisca: Crónicas da Aldeia (Obras de Júlio Dinis Livro 3)