Os Dias da Peste
O que teria acontecido aos computadores do planeta? Um gigantesco e bem-articulado ataque hacker? Um vírus alienígena? Ou finalmente o surgimento da inteligência artificial... e o fim da humanidade como a conhecemos? Os Dias da Peste são os diários de Artur, técnico em informática e escritor frustrado, em sua odisseia para entender o que está acontecendo - e tentar sobreviver.Lançado originalmente em 2009 como um dos poucos expoentes do cyberpunk no Brasil por um de seus maiores estudiosos, tradutores e acadêmicos, o esgotado Os Dias da Peste é relançado em e-book em versão revista pelo autor, com um prefácio exclusivo do lendário escritor e músico Fausto Fawcett."Esse é um livro seminal, fundador, Gênesis dos novos tempos. Fábio Fernandes, com brilhantismo e humor, mapeou a partir de um diário de sua própria vida os caminhos que atravessamos, atravessaremos, rumo às perturbações e perigosas delícias engendradas pelas simbioses, sinergias, saturações, sinestesias, surubas urdidas pelo relacionamento Sapiens-Inteligências Construídas, Máquinas Vivas. Onde começa um e termina o outro? Ainda Sapiens?" — Fausto Fawcett"Os dinossauros viveram por cento e vinte milhões de anos e desapareceram. Não há qualquer garantia de que o mesmo não acontecerá com nossa espécie, que está no planeta há míseros duzentos e cinquenta mil anos. Pra permanecer por mais duzentos e cinquenta mil anos, muitos ficcionistas sugerem que teremos que aceitar a simbiose homem-máquina. Essa é a premissa do romance Os Dias da Peste." — Luiz Bras / Nelson de Oliveira"A narrativa de Fernandes é um tesouro da ficção científica nacional, despojada, direta e cheia das oralidades típicas dos nossos tempos. Poucos conseguem se despir dessa bagagem gigantesca de referências para narrar histórias tão fáceis de navegar. Em Os Dias da Peste, destaque para o uso inventivo das notas de rodapé, que situam o leitor do futuro com impagáveis explicações arqueológicas de nossas gírias e costumes." — Santiago Santos"O tom informal da escrita deixa a leitura muito leve e fluida. Poucas vezes vi isso num romance de ficção científica." — Davenir ViganonPublicado originalmente em 2009, Os Dias da Peste é o romance de estreia de Fábio Fernandes. Jornalista, professor e tradutor, ele é autor de dezenas de contos publicados em antologias no Brasil e no exterior, e dos livros Interface com o Vampiro, A Construção do Imaginário Cyber, No Tempo das Telas (com Polyanna Ferrari) e L'Imitatore (Itália). Ganhou duas vezes o Prêmio Argos de Literatura Fantástica. Traduziu diversos clássicos da ficção científica, como Laranja Mecânica, Neuromancer, Fundação, 2001 e Snow Crash. Estudou na Clarion West Writers Workshop de Seattle, tendo como instrutores Neil Gaiman e Samuel Delany, entre outros. É slush reader da revista Clarkesworld, e membro da British Science Fiction Association e da Horror Writers Association. É professor de Narratividade e Roteiro do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-SP.Leia mais
Resenha:
Recomendo fortemente a leitura de Os Dias da Peste, de Fábio Fernandes. O livro aborda de maneira única e profunda os efeitos da pandemia da peste negra e sua influência na história. A narrativa atravessa o século XV, apresentando o relato das vidas durante essa época desoladora. As personagens retratam uma vasta gama de sentimentos e experiências. O leitor mergulha em uma jornada de descoberta, vendo como as pessoas lutaram e sobreviveram a essa devastadora praga.
Ao longo da narrativa, Fábio Fernandes discute as mudanças sociais, políticas, culturais e religiosas provocadas pela peste. O livro inclui interessantes diálogos entre os personagens, que expressam de forma realista as inquietações da época. Fábio Fernandes cria um enredo envolvente e apresenta os personagens de maneira vívida, o que ajuda o leitor a entender as preocupações e medos da época. O tom poético da narrativa nos dá a sensação de estar presente nessa época, vendo as pessoas buscando sobrevivência.
Os Dias da Peste é um livro que oferece uma visão diferente da história. É um livro que explorará a existência humana durante uma das mais devastadoras pandemias da história da humanidade. O livro oferece ao leitor uma narrativa intelectualmente estimulante e poética. É um livro para ler e compartilhar com aqueles que desejam conhecer o passado da humanidade e entender como a peste mudou o mundo.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Os Dias da Peste sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.