Os Argentinos

Os brasileiros acham que conhecem bem os argentinos. Afinal, nós curtimos Buenos Aires, eles desfrutam de nossas praias e uns e outros praticam a língua comum, o portunhol. Desconfiamos de que ser argentino vai além de amar tango e churrasco, mas nem imaginamos que nossa rivalidade preferencial não é recíproca: eles detestam reconhecer, mas amam os brasileiros e preferem derrotar os ingleses à nossa seleção de futebol. Os argentinos já ganharam prêmios Nobel (nós ainda não), e o metrô de Buenos Aires, centenário, é prova de que já viveram dias melhores. Agora eles estão sempre ocupando as ruas e protestando. Seu sistema educacional e sua concentração na capital mostram um povo urbano, culto e politizado, mas a instabilidade pode ser percebida pela sucessão de líderes populistas entremeada de golpes militares. Para realmente desvendar esse povo que clama ter inventado o doce de leite e a caneta esferográfica e brilha no cinema e na literatura, o jornalista Ariel Palacios – correspondente brasileiro em Buenos Aires desde 1995 – elaborou este saboroso e imperdível “Os Argentinos”.

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro "Os Argentinos", de Ariel Palacios, para quem deseja conhecer a cultura e história do país. O livro aborda a história da Argentina, desde seu descobrimento até o presente. Ele faz um retrato realista dos argentinos, sua cultura e história, assim como dos eventos que moldaram a sociedade e a política do país.

Palacios mostra como a comunidade argentina é formada por diferentes etnias, histórias e costumes. Ele examina a influência que a imigração trazida pelos espanhóis teve no desenvolvimento dos argentinos modernos. Além disso, o livro trata de temas como a Revolução de Maio de 1810, a Doutrina de Segurança Nacional, as guerras civis e a ditadura militar.

O livro contém inúmeras referências culturais, históricas, políticas e sociais que permitem ao leitor compreender melhor a história do país. Os capítulos também fornecem informações sobre a atual situação política da Argentina.

A escrita vívida de Palacios capta o espírito dos argentinos, e a sua abordagem profunda e detalhada dos temas históricos e culturais torna o livro mais interessante e informativo. Ele nos dá uma visão única de como os argentinos se tornaram o que são hoje e como a cultura e a história do país estão intimamente ligadas. Se você está interessado em aprender mais sobre a história e a cultura da Argentina, então este livro é certamente para você.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Os Argentinos sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.