Review: "Orixás no terreiro sagrado do samba: Exu e Ogum no Candomblé da Vai-Vai"

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Este livro é uma leitura obrigatória para todos os que desejam saber mais sobre a cultura do Candomblé. O tópico é explorado de maneira profunda e aclamada, e a autora Claudia Alexandre tem uma vasta experiência no assunto, o que torna o trabalho ainda mais esclarecedor. A obra explora o papel dos orixás Exu e Ogum no Candomblé, diferenciando-os de outros orixás no culto, bem como os rituais e costumes que acompanham o culto. Este livro também destaca a importância das danças e ritmos sagrados de samba e de outros ritmos africanos que ajudam a difundir os ensinamentos dos orixás. A autora é clara e objetiva ao detalhar aspectos importantes para a compreensão do assunto, e a abordagem é acessível a leitores iniciantes. É uma ótima leitura para os que desejam conhecer mais sobre a cultura do Candomblé. Recomendo fortemente a leitura deste livro, pois ele aborda os tópicos profundamente, mas de maneira acessível.

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Neste livro, a jornalista Claudia Alexandre, a partir de um olhar “desfragmentado” e “devidamente autorizada”, apresenta o resultado de sua pesquisa sobre duas manifestações culturais que dialogam entre si e que ajudaram a formar o que hoje entendemos como nossa identidade nacional: o samba e as religiões de matrizes afro-brasileiras.Para tanto, a autora adentrou a encruzilhada da Vai-Vai – um território negro paulistano onde reinam Exu, o orixá mensageiro, e Ogum, o guerreiro – e encontrou um terreiro que as televisões são incapazes de registrar!A presença do povo preto em seu dia a dia, desde a fundação da escola; o pavilhão preto e branco, com ramos de café e uma coroa de rei; o surdo de primeira, uma divindade que dá o ritmo na avenida; o toque para os orixás e as procissões que embalam as ruas do bairro; os altares para os santos das macumbas; o pai de santo e o quarto de Exu e Ogum. Nesse terreiro, nada está separado e não existe a dicotomia “sagrado x profano”, mas uma forte conexão com os valores ancestrais.A partir desta obra – fruto da dissertação de mestrado em Ciência das Religiões da autora – o leitor perceberá o quanto as histórias dessas duas expressões culturais estão potentemente ligadas, uma vez que o carnaval negro não pode ser concebido sem a presença dos cultos ancestrais. Ainda que, ao longo do tempo, tenha ocorrido uma tentativa de apagamento de sua origem e, principalmente, da presença do negro e de suas religiões na indústria cultural e na história do samba e das escolas de samba, Claudia busca resgatar uma forma ancestral de perceber o mundo e religar esses universos ao ambiente acadêmico, revisitando acervos das experiências negro-africanas em diáspora e buscando caminhos para (re)escrever a História do Brasil.Aqui, a africanidade se (re)compõe para continuar desafiando as narrativas que insistem em colocar samba de um lado e orixás de outro. Sambando a gente reza; rezando a gente samba!

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