O vírus e a farsa populista

“A seguinte história foi contada no Talmude (coletânea da sabedoria judaica clássica): ‘Certa vez, uma criança me ensinou uma inesquecível lição. Eu estava viajando quando encontrei aquela criança em uma bifurcação. Perguntei a ela; ‘Qual é o caminho para a cidade?’ E ela respondeu: ‘Este caminho é curto e longo, e este outro é longo e curto’. Tomei o caminho ‘curto e longo’. Depois de algum tempo, cheguei à cidade, mas meu caminho foi obstruído por jardins e pomares. Então, refiz meus passos e disse à criança: ‘Você não tinha me dito que este era o caminho curto?’ Ao que a criança respondeu: ‘Eu não disse que ele também era longo?’
Milton Blay, em seu O vírus e a farsa populista, nos convida a refletir sobre a opção que se apresenta diante da humanidade entre o caminho curto e longo e o caminho longo e curto. O negacionismo, o ultranacionalismo, o ódio, o fanatismo, o populismo, a ditadura parecem ser veredas mais velozes do que ensinar diversidade para nossos filhos, mas é um caminho curto e longo. Fortalecer uma sociedade em que as diferenças são percebidas como oportunidades de aprendizado é muito complexo, mas é um caminho longo e curto.
Blay nos lembra, de maneira culta e atualíssima, que não existem atalhos na obsessão por um mundo democrático, plural e livre.”
Michel Schlesinger – Rabino da Congregação Israelita Paulista e representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso

Resenha:

Eu recomendo o livro "O Vírus e a Farsa Populista" de Milton Blay. É uma leitura fascinante sobre a atual crise da pandemia e dos seus impactos na democracia e na política. O autor oferece uma perspicaz análise das relações entre a saúde pública, a economia, a política e a mídia. Ele reflete sobre a necessidade de mudanças urgentes na governança, no estado de direito e na democracia. Mostra que a pandemia tornou evidentes as falhas e as fragilidades da estrutura política, econômica e social.

As questões que o autor debate são extremamente relevantes para entender o que está acontecendo e para apontar caminhos para o futuro. Ele analisa as consequências nefastas de uma crise global que está sendo aproveitada pelos populistas para implementar agendas autoritárias. Ele denuncia as mentiras e as manipulações dessas agendas, e desmascara as verdadeiras motivações por trás das políticas populistas.

O livro também oferece uma análise profunda sobre os efeitos da pandemia na sociedade, desde a saúde e a economia até as mudanças no comportamento humano. Blay discute os problemas estruturais da democracia em meio a uma crise de saúde pública, ao mesmo tempo em que fornece uma perspectiva inovadora sobre nossa nova realidade.

Em suma, este livro é uma leitura imperdível para quem deseja compreender a pandemia, as consequências a curto e longo prazo e as implicações para a democracia. É um livro esclarecedor, com uma escrita clara e acessível, que é recomendado para todos os públicos.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro O vírus e a farsa populista sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.