O Vinho do Porto

“Há trinta e cinco anos que um bretão anónimo lavrou na “Westminster Review” a condenação do vinho do Porto como deletério e empeçonhado por acetato de chumbo e outros tóxicos anglicidas. O homem, pelas rábidas violências do estilo, parece ter redigido a calúnia depois de jantar, numa exaltação capitosa do tanino do alvarilhão que ele confundiu com as aflições dos venenos metálicos. Relembra lamentosamente, com a lágrima das bebedeiras ternas, o século dezoito, em que o genuíno licor do Porto era um repuxo de vida que irrigara a preciosa existência de grandes personagens da Grã-Bretanha. Recorda Pitt e Dundas, Sheridan e Fox, famigerados absorventes do nosso vinho. Diz que Lord Eldon e Lord Stowel, graças infinitas ao Porto, reverdejaram e floriram em velhos; e Sir Wiliam Grant, já decrépito, bebia duas garrafas de Porto, a cada repasto, para conservar cristalinamente a limpidez das suas faculdades mentais e a rija musculatura de todos os seus membros já locomotores, já apreensores, e o resto. Lamenta que Pitt, débil de compleição, com o uso imoderado deste tónico, e em resultado de pletoras frequentes combatidas com amoníaco e sulfato de magnésia, vivesse dez anos menos do que viveria, se possuísse o incombustível estômago curtido do venerável Lord Dundas.”

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro "O Vinho do Porto" de Camilo Castelo Branco. É um livro de ficção histórica que narra a história de duas famílias de aristocratas portugueses que lutam para manter o seu estatuto e a sua vida em meio às tragédias da guerra napoleônica. Esta narrativa é extremamente bem escrita e é capaz de criar um cenário histórico realista no qual os personagens são retratados com profundidade e cor. O enredo é repleto de reviravoltas e surpresas, proporcionando muitas horas de intenso entretenimento. Além disso, o livro também aborda temas importantes como a luta pela liberdade, as relações entre países e as nuances da guerra. Portanto, este livro é extremamente interessante para qualquer pessoa interessada em conhecer um pouco mais sobre a história de Portugal e seus principais acontecimentos. Estou certo de que todos aqueles que o lerão se encantarão com este excelente livro.

Além disso, o livro de Camilo Castelo Branco também é um excelente exemplo de literatura portuguesa. A escrita é fluente e a narrativa é envolvente e cativante. As descrições são detalhadas e não se limitam às personagens e ao cenário, mas também aos sentimentos e ao passado das personagens. Todas as personagens são bem construídas, tornando-as ainda mais fáceis de se identificar e compreender. A combinação de todos estes elementos faz deste livro uma excelente leitura para todos aqueles que desejam conhecer mais sobre a literatura portuguesa.

Eu recomendo fortemente o livro "O Vinho do Porto" de Camilo Castelo Branco. É um livro que reúne os melhores elementos da literatura portuguesa, incluindo uma história bem escrita, personagens profundamente desenvolvidas e temas profundos e relevantes. Se você está interessado em conhecer mais sobre a história de Portugal e seus principais acontecimentos, então este livro é perfeito para você. Não deixe de ler este livro e descobrir todas as surpresas que ele tem a oferecer. Tenho certeza de que você não vai se decepcionar!

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro O Vinho do Porto sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.