Review: "O Superávit Primário e o Financiamento Federal da Educação Básica no Brasil: o Impacto do Superávit Primário no Financiamento Federal da Educação Básica (1999-2014.)"

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Recomendo o livro "O Superávit Primário e o Financiamento Federal da Educação Básica no Brasil: o Impacto do Superávit Primário no Financiamento Federal da Educação Básica (1999-2014.)" de Paulo Rubem Santiago Ferreira. Este livro aborda o impacto do superávit primário no financiamento federal da educação básica brasileira, de 1999 a 2014. Ele fornece uma visão geral da questão, bem como uma análise aprofundada de como o superávit primário afeta as finanças da educação no Brasil. O autor começa com uma discussão sobre os princípios gerais do financiamento federal da educação básica, seguida por uma explicação dos principais conceitos envolvidos, como o superávit primário, o superávit das contas governamentais e o financiamento para a educação. Além disso, o autor apresenta evidências empíricas, incluindo dados governamentais, para apoiar suas conclusões. O livro é escrito de forma clara e precisa, de forma a tornar o assunto acessível a todos os níveis de leitores. Como tal, é uma ótima fonte de informação para os estudiosos, profissionais e educadores interessados na questão. Portanto, recomendo este livro para aqueles interessados na temática da educação básica brasileira.

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A pesquisa que originou esse livro, fruto de dissertação de Mestrado aprovada em 2019 na UFPE, aponta de que maneira as metas fiscais impostas ao tesouro nacional e à formação dos orçamentos públicos desde 1999 têm atingindo de forma negativa as condições orçamentárias para o financiamento federal da educação básica e das políticas sociais no país. O superávit primário, indicador daquelas metas, é a marca registrada dos interesses do capital rentista, aplicado em títulos públicos e remunerado anualmente por diferentes índices, sendo deles mais conhecido a taxa SELIC. O autor aponta caminhos e estratégias para a superação desse sistema de acumulação, amplamente prejudicial aos direitos sociais e de acesso à escola pública, gratuita e de qualidade pela população brasileira.

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