Review: "O ser como começo da ciência. A “Ciência da Lógica” de Hegel"

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Eu recomendo o livro "O Ser como Começo da Ciência. A "Ciência da Lógica" de Hegel" de Marcos Fábio Alexandre Nicolau. É um livro incrível que aborda o assunto da lógica hegeliana com profundidade, detalhando seus princípios e aplicações. O autor começa mostrando como a lógica é um ramo da filosofia e como ela se aplica às ciências da natureza. Ele então vai aprofundando no assunto, abordando conceitos como o ser, o nada, a verdade e a racionalidade. Além disso, o autor discute as questões sobre como a lógica pode ajudar na compreensão da natureza humana.

O livro também tem um capítulo dedicado à análise da lógica e da filosofia de Hegel, mostrando como a lógica é usada para explicar a natureza humana e o universo. Além disso, o autor explica como a lógica pode ser usada para compreender a história e a sociedade. Ao ler este livro, você aprenderá sobre o pensamento de Hegel e como ele é usado para entender a realidade.

O livro também oferece uma análise aprofundada sobre as aplicações da lógica hegeliana na filosofia, na história e na ciência. O autor explica como a lógica hegeliana pode ser usada para explicar questões como o conhecimento, a realidade, a verdade e a ética. O livro também oferece uma análise crítica sobre a filosofia de Hegel, abordando seus pontos fortes e fracos.

Este livro é incrivelmente informativo e fácil de ler. É um excelente recurso para pessoas que desejam aprender sobre a lógica hegeliana e como ela é aplicada à filosofia, à história, à ciência e à realidade. Eu recomendo este livro para aqueles que desejam entender melhor a lógica hegeliana e como ela pode ser usada para compreender a natureza humana.

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Master’s Thesis from the year 2008 in the subject Philosophy – Philosophy of the Present, Federal University of Ceará (Instituto de Cultura e Arte), course: Curso de Filosofia, language: Portugues, abstract: A recusa hegeliana a todo Absoluto intuído ou posto irrefletidamente exigiu a elaboração de um sistema filosófico inteligível e discursivo do princípio ao fim. A idéia daí decorrente é que a possibilidade de inteligibilidade deste Absoluto é correlata à possibilidade de sua exposição. Ou seja, a necessidade a ele inerente, que precisa produzir seus próprios conteúdos, exteriorizando-se e ao mesmo tempo reconhecendo sua identidade consigo mesmo, provando a necessidade do começo na efetivação de um sistema da ciência que tem por base um projeto de uma ciência da lógica fundadora da própria ciência em si mesma. Assim, o desenvolver de um princípio primeiro-último especulativo, na filosofia hegeliana, marca o papel inequívoco de mediador, no sentido de liberar o sistema de métodos e propostas exteriores e contingentes que ainda o condicionam. O resultado disso é que, na Ciência da Lógica, a pressuposição de um começo imediato e vazio do sistema científico-filosófico das categorias do Absoluto, e o discurso metodológico pelo qual ele se expõe, precisam ser descritos e explicados, devido justamente ao caráter incondicional do pensamento puro, no qual se estrutura tais bases para o dito sistema. Eis a tarefa, aparentemente irrecusável à filosofia, de buscar a união entre ser e pensar em um sistema que seja capaz de se auto-fundar e justificar, doando bases sólidas não somente a si, mas a toda e qualquer ciência, o que o faz ser considerado como uma verdadeira doutrina da ciência, capaz de estabelecer os pressupostos básicos a todo e qualquer saber que se queira dizer válido. Sendo em Hegel tal feito realizável tão somente em bases de um método dialético, fruto da própria natureza de começo que traz imanente a si o elemento da contradição, da negação determinada, capaz de promover o auto-desenvolvimento de um saber dito absoluto.

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