O PROBLEMA DA CHINA

As questões levantadas pela condição atual da China se enquadram naturalmente em três grupos: econômico, político e cultural. Nenhum desses grupos, no entanto, pode ser considerado isoladamente, porque cada um está intimamente ligado aos outros dois. De minha parte, acho que as questões culturais são as mais importantes, tanto para a China quanto para a humanidade; se isso pudesse ser resolvido, eu aceitaria, com mais ou menos equanimidade, qualquer sistema político ou econômico que servisse para esse fim. Infelizmente, porém, as questões culturais têm pouco interesse para os homens práticos, que consideram o dinheiro e o poder como fins apropriados para as nações como para os indivíduos. O desamparo do artista em uma comunidade empresarial obstinada tem sido um lugar-comum de romancistas e moralizadores, e fez os colecionadores se sentirem virtuosos quando compraram os quadros de pintores que morreram na penúria. A China pode ser considerada uma nação artística, com as virtudes e os vícios que se esperam do artista: virtudes principalmente úteis aos outros e vícios principalmente prejudiciais a si mesmo. As virtudes chinesas podem ser preservadas? Ou a China deve, para sobreviver, adquirir, em vez disso, os vícios que levam ao sucesso e causam miséria apenas a outros? E se a China copiar o modelo estabelecido por todas as nações estrangeiras com as quais mantém relações, o que será de todos nós?Leia mais

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro "O Problema da China", de Bertrand Russell. É uma obra que tem o objetivo de desvendar o mistério da China e de explicar o que está acontecendo neste país. O autor examina a história da China desde a Dinastia Qing até os dias atuais, analisando os eventos que levaram à Guerra do Ópio, à guerra civil, à Revolução Cultural e às mudanças recentes. Ele aborda também os principais fatores que influenciaram os movimentos históricos na China, desde as reformas de Mao até os movimentos de reforma econômica e política contemporâneos. O livro é extremamente esclarecedor e contém informações importantes sobre o histórico e o presente da China.

Eu particularmente achei interessante o modo como o autor explica os fenômenos ocorridos na China de maneira clara e objetiva. O livro é uma excelente fonte de informação sobre a história e a política da China, além de ter uma abordagem ao mesmo tempo acadêmica e acessível. A escrita de Russell é fluida e clara, o que o torna extremamente agradável de ler. Ele aborda questões complexas de maneira simples, o que torna o livro compreensível para todos os tipos de leitores.

Em suma, recomendo este livro para aqueles que desejam entender melhor a história e a política da China. É uma leitura interessante, informativa e instigante, e ideal para aqueles que desejam entender melhor os eventos históricos e as atuais dinâmicas políticas da China.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro O PROBLEMA DA CHINA sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.