O prisioneiro

Envolvido numa guerra fratricida em terra estrangeira, um tenente prestes a voltar a seu país presencia uma cena dramática: uma bomba destrói o bordel onde ele estava poucos momentos antes e mata a moça por quem se apaixonara. Um dos terroristas, capturado logo depois pelas forças aliadas, é um jovem de apenas dezenove anos cujas feições o remetem à amante morta. O coronel encarrega o oficial de interrogar o prisioneiro e descobrir o paradeiro de uma segunda bomba. Não há tempo a perder. O tenente tem duas horas para obter a verdade. Escrito em 1967, o romance se inspira nos eventos da Guerra do Vietnã. Erico Verissimo descreveu-o como “fábula moderna sobre vários aspectos da estupidez humana”, entre os quais a guerra e o racismo. O tenente negro sofre preconceito em sua terra natal. Reluta se deve ceder à engrenagem – a mesma que tirou a vida de seu pai. A vida e a dignidade de um homem valem menos do que a vida das muitas pessoas que o tenente poderia salvar? Os fins justificam os meios?Romance de conteúdo antibelicista com profunda repercussão moral, O prisioneiro suscita questões urgentes ainda em nossos dias. Este e-book não contém as imagens presentes na edição impressa.

Resenha:

Recomendo o livro "O prisioneiro", de Erico Verissimo. Esta obra é um retrato poético de vida e sentimentos humanos que se desenvolvem em uma realidade complexa e conflituosa. Com uma narrativa intensa e sensível, o autor narra como o protagonista – um prisioneiro – enfrenta a reclusão e a separação de seus entes queridos de uma forma única e envolvente.

A narrativa é focada na vida interior do protagonista e nos sentimentos que ele tem ao passar por sua experiência de prisão. O autor usa uma linguagem poética e sensível para passar seu conteúdo, trazendo à tona questões fundamentais da condição humana, como a falta de liberdade, a solidão, a injustiça social e o peso da culpa.

Além de contar a história de um homem em prisão, o autor também trata temas como o amor, a amizade, o espírito de resistência e a luta pela liberdade. O livro é uma crítica social às desigualdades sociais e ao sistema prisional brasileiro, mostrando o drama e o sofrimento dos presos.

Embora seja considerado um livro de caráter clássico, "O prisioneiro" de Erico Verissimo é absolutamente moderno. O autor é capaz de captar os sentimentos e as nuances do seu personagem, tudo isso com uma escrita poética e sensível. É um livro para ser lido e relido, pois oferece um olhar profundo e perspicaz sobre a vida e as relações humanas.

O livro "O prisioneiro" de Erico Verissimo é um grande clássico brasileiro que merece ser lido. É uma obra sensível, poética e profunda, que trata de questões fundamentais da condição humana, além de mostrar o drama e o sofrimento dos presos. É uma leitura obrigatória para quem gosta de boa literatura e para aqueles que querem entender melhor a realidade brasileira.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro O prisioneiro sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.